URETEK MICROANCHORS®
URETEK MICROANCHORS®
ESTABILIZAÇÃO DE MUROS DE CONTENÇÃO
Concebemos a tecnologia exclusiva Uretek MicroAnchors® para contrariar o impulso dos terrenos e prevenir o deslocamento e deformação de estruturas e muros de contenção. Combinamos ancoragens de aço inoxidável com injeções de resina expansiva para uma consolidação/estabilização perfeita.
PATENTE EUROPEIA No. EP 3 749 807
QUANDO USAMOS AS URETEK MICROANCHORS®?
Estas micro ancoragens são muito versáteis e particularmente indicadas para construções existentes, estruturas que são incapazes de suportar cargas pontuais e para as quais a intervenção deve ser não invasiva e rápida.
VANTAGENS
- Mais económico do que as tecnologias tradicionais;
- Versatilidade: os equipamentos e materiais podem ser transportados manualmente e permite realizar intervenções em zonas de difícil acesso ou em espaços confinados.
- Pequeno diâmetro: podemos aplicar Uretek MicroAnchors® mesmo em paredes finas ou em paredes em estado de conservação inferior ao ideal, que não é possível com as tradicionais barras de ancoragem.
- Rapidez: a intervenção é imediata e eficaz até 30 tirantes/dia.
- Tecnologia minimamente invasiva: sem escavação, sem desperdício, vibrações e ruídos limitados.
- Apoio técnico: acompanhamos o profissional em todas as fases do projecto e da execução da intervenção.
ONDE APLICAMOS A URETEK MICROANCHORS®?
A tecnologia MicroAnchors® pode ser aplicada a uma variedade de estruturas e construções acessórias, como por exemplo:
- Molhes e Pontões: Recuperação da capacidade de carga devido a assentamentos do terreno
- Novas infraestruturas: (por exemplo, piscinas): Aumentar a capacidade de carga
- Maquinaria mais pesada: Aumentar a capacidade de carga dos muros para novas funções
- Silos ou depósitos: Aumento da capacidade de carga para funções distintas
- Ampliações de pavilhões, novas estruturas de suporte de carga: Aumento da capacidade de carga quando há aumentos de pisos
- Muros de pedra: Estabilização de estruturas
- Muros de contenção, cais e socalcos: Estabilização de estruturas
- Muros em risco de colapso: Fixação/estabilização
- Muros de contenção com uma faixa de tráfego superior (reforço)
- Muros de contenção (escoramento): Fixação de muros de contenção
- Muros de contenção com estruturas sobre os mesmos (piscinas, parques de estacionamento, reservatórios): Aumentar a capacidade de carga dos muros de contenção
- Muros de contenção com estruturas sobre os mesmos (linhas, silos): Aumento da capacidade de carga
- Muros de contenção com estruturas sobre os mesmos (faixas de tráfego): Aumento da capacidade de carga
- Passagens subterrâneas, galerias, túneis: Aumento da capacidade de carga
- Terreno de Fundações de tubagens, oleodutos e condutas: Reforço e/ou Estabilização
COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA URETEK MICROANCHORS®
Colocamos uma série de micro ancoragens numa malha regular nas superfícies dos elementos de contenção e injetamos resinas expansivas para consolidar os muros. Usamos equipamento pequeno e portátil que pode ser movido e operado inteiramente à mão. O equipamento de bombagem, resina e gerador de energia estão estacionados num camião oficina totalmente equipado e autónomo, que pode permanecer até 80 metros do local de construção.
FICHA TÉCNICA
- Microanchors
- Tubos de aço 12x0,95 ou tubos de aço inoxidável 12x1,5 mm;
- Cabos de aço harmónicos;
- Ponta com 18, 25, 28 ou 32 mm de diâmetro;
- Marca CE
- Resina Uretek®
- Tempo de reação: cerca de alguns segundos
- Pressão até 10 MPa
FASES
1. Perfuração
Realizamos esta fase de forma rápida e minimamente invasiva usando berbequins de percussão, elétricos e portáteis equipados com ponteiras especiais de pequeno diâmetro ou pequenas sondas de coluna que se ancoram na parede.
2. Instalação
Instalamos a micro ancora no buraco manualmente ou com a ajuda de um martelo elétrico, ao longo da distância prevista no projeto. Em seguida criamos uma cavidade em redor da cabeça da âncora para assegurar o espaço necessário para a resina sair tanto pela cabeça como por orifícios laterais da tubagem.
3. Injeção
Injetamos a resina expansiva através de uma pistola ligada à extremidade do tubo de aço da micro âncora. A injeção é regulada por um dos nossos operadores, que é responsável pela dosagem das quantidades de material previstas em projeto. Desta forma, criamos um bolbo resistente que se solidifica em poucos segundos, permitindo que o tirante seja apertado de imediato.
4. Tensionamento
Tensionamos os cabos recorrendo a um sistema mecânico ajustável com chaves apropriadas e controlado com uma célula de carga previamente calibrada. Fixamos as micro âncoras à parede usando uma bucha de aço equipada com cunhas de fixação.
A microancoragem é composta por um conjunto de elementos metálicos, parcialmente pré-montados, embalados em pacotes e bobinas que podem ser manuseados inteiramente à mão.
Tubo de injeção de aço
Que cobre a totalidade do cabo desde a boca até ao início da ponteira. Na extremidade, possui orifícios através dos quais a mistura sai durante a fase de injeção.
Abertura lateral para saída de resina
A função da resina é segurar a cabeça da micro âncora ao terreno.
A resina sai da parte frontal do tubo
Resina expansiva em células fechadas que é injetada na boca do tubo e sai à volta da base da ponta.
Cabo metálico
Este é composto pelos fios entrelaçados, de um comprimento total igual ao comprimento da micro ancoragem. O cabo é o elemento mais forte do sistema e pode ter características diferentes, dependendo da resistência estrutural necessária.
Terminação do cabo e porca de bloqueio
Terminação do cabo e porca de bloqueio que liga a extremidade do cabo metálico à ponta de aço. Os elementos de ligação devem garantir uma resistência à tração maior do que a resistência do cabo de aço.
Ponta com diâmetro calibrado
Ponta de aço com uma forma cónica e um diâmetro de base maior que o tubo de injeção, para facilitar a penetração do elemento no orifício previamente perfurado no solo. O diâmetro da ponta varia de acordo com as características do terreno em que a micro ancoragem se instale.
DESCUBRA COMO O RESOLVEMOS