Estabilização muro de contenção de terras en Penha de França

    LOCALIZAÇÃO: Penha de França, Lisboa
    ANO:
    2025
    DURAÇÃO:
    2 dias
    ÁREA INTERVENCIONADA:
    25 m2

    PROBLEMA

    Necessidade de estabilizar muro de contenção.

    SOLUÇÃO 

    Ancoragem de muro de contenção através da tecnologia Uretek MicroAnchors®.

    Intervenção realizada num muro de contenção em betão armado, revestido em alvenaria de pedra, que suporta o jardim de uma habitação localizada numa zona urbana de Lisboa.

    O muro apresentava fissuração e ligeiro deslocamento resultantes da pressão exercida pelas terras, infiltrações de água e crescimento de raízes de árvores situadas na parte superior do talude, algumas das quais já foram removidas.

    O PROBLEMA 

    A intervenção realizada teve com objetivo, limitar futuros movimentos da estrutura e garantir a sua estabilidade, permitindo assim que este desempenha-se a sua função corretamente. 

    Porque se optou por solução Uretek:

    • Rapidez: um planeamento e uma calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as atividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Microanchors®, que combina a injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® e a execução das ancoragens. Desta forma estabiliza a estrutura aumentando a sua capacidade carga. 
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    A SOLUÇÃO  

    A tecnologia aplicada, protegida por patente europeia, permite consolidar e estabilizar muros de suporte de terras, combinando injeções de resina expansiva com a execução de microancoragens.

    Esta solução aumenta a capacidade resistente do muro face aos impulsos do terreno, reforçando simultaneamente o solo de fundação e melhorando o comportamento global da estrutura.

    O PROJETO EM PORMENOR

    Os trabalhos de estabilização foram efetuados numa extensão de 25 m2.

    A intervenção teve como objetivo repor e reforçar a capacidade resistente do muro de contenção, permitindo-lhe suportar com segurança as pressões exercidas pelas terras adjacentes e restabelecendo as condições de estabilidade do conjunto.

    plano da área de intervençãoplano da área de intervenção

    A intervenção foi realizada numa extensão total de 15 metros lineares de muro, onde foram instalados 10 tirantes em linha, além de um tirante inicial de ensaio, com espaçamento médio de 1,5 m entre eixos.

    As ancoragens foram executadas com uma inclinação entre 10° e 20° em relação à horizontal e comprimento total de 3,5 m. A cota de instalação das microancoragens situou-se a aproximadamente 0,75 m abaixo do coroamento do muro.

    Metodologia de Execução

    O processo executivo seguiu as seguintes etapas:

    1. Perfuração do terreno por rotopercussão, com diâmetro de 26 mm.
    2. Instalação das ancoragens em aço, manualmente ou por percussão, até ao comprimento definido em projeto;
    3. Injeção das ancoragens com resina expansiva de poliuretano, garantindo a adequada adesão e confinamento no maciço de solo;
    4. Tensionamento dos cabos até 70% da carga de projeto, procedendo-se de seguida à ancoragem das cabeças na superfície do muro.