O muro de betão armado, com uma espessura aproximada de 45 cm, e uma altura máxima de 3,5 m, contém as terras do local contíguo, onde se encontra um edifício industrial.
O PROBLEMA
Presença de uma camada de enchimento de aproximadamente 3,5 metros e localizada a uma profundidade de 2,5 metros, insuficientemente compactada.
Presença de uma camada de enchimento de aproximadamente 3,5 metros e localizada a uma profundidade de 2,5 metros, insuficientemente compactada.
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as atividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Micro Anchor® injeta resina expansiva no muro para sua estabilização;
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Como alternativa à demolição do muro e posterior reconstrução, com todas as implicações, tanto em termos de tempo como de custo, optámos por uma tecnologia cujas características são pouca invasiva e rapidez de execução: Uretek Microanchors com injeções de resina expansiva Uretek.
A intervenção foi realizada num total de 45 ml de muro de contenção, juntamente com uma intervenção de Deep Injectión nas fundações do muro. Esta intervenção teve a duração 7 dias úteis.
Observações
Graças às informações fornecidas pelo cliente sobre a geometria do muro, foi alcançado um dimensionamento muito preciso da estabilização do muro e da ancoragem a efetuar. Dadas as características da intervenção, esta revelou-se uma solução ideal sendo pouco evasiva e necessita de equipamentos reduzidos. A intervenção, realizada por técnicos da Uretek com total autonomia, é um exemplo da eficácia desta técnica, juntamente com a rapidez de execução e a flexibilidade operacional.
O PROJECTO EM DETALHE
Intervenção
A consolidação e estabilização do muro envolveu microancoragem e injecção da base do muro a uma profundidade de aproximadamente 2 metros.
A tecnologia aplicada permitiu que a parede fosse ancorada a dois níveis, com um comprimento de ancoragem de 3 metros, com posterior tensionamento até à carga dimensionada em projeto.






