Estabilização muro de contenção de terras

    LOCALIZAÇÃO: Fernão Ferro, Seixal

    ANO: 2023
    DURAÇÃO: 2 dias
    ÁREA TRATATA: 50

    PROBLEMA

    Necessidade de estabilizar muro de contenção.

    SOLUÇÃO 

    Estabilização de muro de contenção através da tecnologia Uretek MicroAnchors®.

    Tratava-se de um muro de contenção de terras que separa o espaço exterior de duas moradias distintas. Ao longo do tempo começou-se a verificar o aparecimento de fissuras e deformações indicando que a sua estabilidade estava em risco. 

    PROBLEMA 

    A intervenção realizada teve com objetivo, limitar futuros movimentos da estrutura e garantir a sua estabilidade, permitindo assim que este desempenha-se a sua função corretamente. 

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Microanchors®, que combina a injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® e a execução das ancoragens. Desta forma estabiliza a estrutura aumentando a sua capacidade carga. 
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    A tecnologia aplicada, protegida por patente europeia permite consolidar e estabilizar muros de suporte de terras, combinando a injeção de resina com a execução de micro ancoragens. Esta solução aumenta a capacidade do muro em suportar os impulsos provenientes do terreno, consolidando-o e melhorando assim a sua resistência.

    O PROJECTO EM DETALHE

    Os trabalhos de estabilização foram efetuados numa extensão de 50 .

    A intervenção foi realizada com o objetivo de consolidar e estabilizar o muro de suporte, para que este recupera-se/aumentasse a sua capacidade de carga, suportando o peso do terreno. 

    Plano da zona de intervençãoAs ancoragens foram efetuadas a dois níveis.
    Foi realizado um ensaio de rotura que atingiu as 3,6 TON sem rotura, como se ultrapassou o cálculo do projeto sem rotura, optou-se por manter esta ancoragem, após diminuir a tensão para a tensão admitida em projeto.