Reforço de aterro para a criação de uma ciclovia
Estabilização com betão projetado + microâncoras
Para se criar uma nova ciclovia, através de um pequeno túnel sob a A10 entre Blois e Fossé, o departamento de Loir-et-Cher teve de se realizar uma série de alterações, incluindo uma redução do custo da obra. Para o efeito, a Uretek utilizou Microanchors, o seu novo sistema patenteado, que evita a deformação de estruturas de contenção de solo.
Reforço do aterro para a criação de uma ciclovia junto à estrada
O projeto consistia na criação de uma ciclovia que ligasse a cidade de Blois e a localidade de Fossé, a fim de proporcionar uma ligação de alta qualidade entre ambas. A maior dificuldade do projeto era passar por baixo da ponte da autoestrada A10. Estudámos uma redução do tamanho da estrutura para podermos criar o nosso projeto, que tem 3 metros de largura.
O projeto deste aterro inclinado foi realizado em duas fases:
- A primeira fase consistiu em terraplanagens no topo do talude, onde instalámos duas filas de ancoragens.
- Uma vez estabilizado o topo, passámos às terraplanagens no pé do talude para criar a nossa última fila de ancoragens.
A vantagem deste método, neste caso, foi sobretudo a rapidez de execução, a possibilidade de trabalhar simultaneamente com betão projetado e, sobretudo, o pouco espaço de que necessitámos para trabalhar.
Fases da intervenção
A primeira fase foi o betão projetado, seguindo-se as microancoragens Uretek.
Imediatamente a seguir, aplicámos o acabamento para tapar as cabeças das ancoragens Uretek.
A colaboração com a Uretek correu muito bem, porque mesmo quando tivemos de lidar com circunstâncias imprevistas, conseguimos sempre dialogar por forma a concluir o trabalho a tempo.
Os ensaios geotécnicos realizados antes dos trabalhos exigiram uma modificação completa do projeto inicial.
Em vez de cortar o muro em três metros na sua base, criando um muro de contenção subvertical, todo o aterro foi remodelado, obrigando as empresas EBCG e a Uretek a reajustar a sua metodologia e o faseamento dos trabalhos, respeitando mesmo assim os prazos previstos.
Temos equipas de três pessoas com um chefe de obra, que é supervisionado pelo nosso chefe de obra especializado nestas ancoragens. Com esta equipa de três pessoas, conseguimos ter um ritmo mínimo de dez ancoragens por dia. No caso das ancoragens no solo, que são de fácil acesso, temos um mínimo de quinze ancoragens perfuradas e betumadas num dia.
COMPOSIÇÃO E INSTALAÇÃO DE MICROÂNCORAS
As microâncoras são constituídas por um cabo central, uma resina expansiva e um tubo exterior que também é utilizado para a injeção. Todo o conjunto é feito de aço inoxidável, o que o torna resistente à corrosão.
Após alguns metros de pré-perfuração, o conjunto, equipado com uma ponta cónica na sua base, é vibrado no solo.
Uma vez colocada a microâncora, é-lhe acoplada uma pistola de injeção para injetar a resina sob pressão na base da microâncora, ou seja, na sua ponta, que se encontra a quatro ou cinco metros de profundidade no solo.
A resina sai do tubo, expande-se no solo, polimeriza-se em poucos segundos e adquire a sua resistência mecânica após algumas horas. Desta forma, as microâncoras podem ser puxadas muito rapidamente e tensionadas em poucas horas após a instalação.
Realizámos testes de carga constante nas microâncoras de acordo com a norma de inspeção e teste de aceitação. Para o efeito, a Uretek concebeu um equipamento de ensaio específico, que consiste num macaco hidráulico controlado por computador. O ensaio é efetuado automaticamente, com registo contínuo dos parâmetros. Os dados são analisados e transcritos num relatório de ensaio.
Assim, torna-se evidente que as microancoragens são também um sistema de ancoragem leve, económico e, acima de tudo, amigo do ambiente, devido à forma como são utilizadas e construídas.
Não é necessária água para as microancoragens, não se produzem resíduos, não há injeção de cimento, não há bentonita para perfuração, não há lama de perfuração.
Uma vez terminado o trabalho das equipas Uretek, a ciclovia pôde ser aberta em segurança, para grande satisfação dos utilizadores.