Fonte Giulia está localizada no complexo termal denominado “Torretta” na cidade de Montecatini Terme. O poço foi escavado na segunda metade do século XIX e está situado numa importante capela ornamental de grande valor artístico.
PROBLEMA
A construção de uma estrada perto do poço de extração alterou o traçado topográfico do local com a formação de uma cavidade. Formou-se uma fenda entre o revestimento de tijolo do poço e a rocha circundante. Esta fenda, com cerca de 1 cm de espessura, permitiu que a água da chuva se infiltrasse e atingisse o fundo do poço num curto espaço de tempo.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o terreno, aumenta a sua resistência dinâmica, capacidade de carga e estabiliza a estrutura.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
O cliente escolheu a Uretek para selar a cavidade utilizando o método Uretek Deep Injections®. A resina expansiva especial Geoplus® foi injetada na cavidade entre o solo natural e o revestimento do poço, saturando-a completamente. A intervenção, que cobriu toda a profundidade do poço de cerca de 13 m, foi concluída em 4 dias úteis.
A intervenção realizada demonstra a eficácia e a flexibilidade do método Uretek Deep Injections® e o elevado nível de profissionalismo das nossas equipas operacionais, capazes de trabalhar em ambientes apertados e extremos.
O gabinete técnico da Uretek é capaz de readaptar a tecnologia para responder eficazmente às diferentes exigências do mercado. A solução é pouco invasiva e não produz resíduos e é uma opção fiável mesmo em ambientes sensíveis, como uma fonte de água mineral.
O PROJETO EM DETALHE
A Fonte “Giulia” é uma fonte de água mineral propriedade da Terme di Montecatini S.p.a.
Toda a área em questão está ligada, do ponto de vista arquitetónico, ao Ministério do Património Cultural e Paisagístico.
A água da nascente “Giulia” é reconhecida pelo Ministério como água termal e foi utilizada para balneoterapia até 1953, ano em que o poço foi encerrado. Os testes de bombagem demonstraram que a nascente tem uma capacidade de produção de 10 litros por segundo. Com o tempo, tornou-se evidente a contaminação microbiológica da água termal, agravada pela rápida infiltração da água da chuva no fundo do poço. O Cliente, interessado em reabastecer a água da nascente a enviar para as novas termas do estabelecimento “Leopoldine”, decidiu contactar a Uretek
para selar a cavidade.
A investigação
O poço, que tem cerca de 13 m de profundidade e um diâmetro interior de 1,80 m, é revestido por um cilindro de tijolo revestido e polido internamente. O revestimento interno é atravessado por uma rede de microfissuras e orifícios de cerca de 2 cm (alguns selados com tampões de plástico, outros abertos) através dos quais a água se infiltra. A litologia do terreno caracteriza-se por uma espessura de detritos aluvionares até cerca de 5,50 m, que por sua vez assentam numa base de travertino.
A inspeção do poço revelou que o fundo não é plano, mas que em alguns locais existem buracos nos quais se acumula lama até 70 cm de espessura.
A intervenção
Antes de iniciar os trabalhos, o cliente providenciou o esvaziamento do poço e a instalação de um andaime para permitir a descida de dois dos nossos técnicos equipados com o material necessário. Iniciámos então a fase de perfuração, espaçando os furos segundo uma malha regular, com uma distância horizontal de 30 cm e uma distância vertical de 60 cm.
A resina foi injetada no interior da cavidade, com uma espessura média de cerca de 1 cm, para toda a profundidade do furo igual a cerca de 13 m. Tendo constatado o resultado positivo da nossa intervenção, após uma higienização profunda e análise microbiológica adequada, procedemos à reabilitação dos sistemas antigos e da betumagem do cilindro do poço.
Finalmente, instalámos a bomba submersível de 10 l/s. e 40 m de altura funcional para a exploração da nascente e abastecimento da piscina termal





