Ponte de alvenaria de 1600, feita para a passagem de grandes navios. Trata-se de uma ponte de duplo arco com a base em granito e a parte superior em tijolo rebocado. A parte transitável é feita de calçada simples.
PROBLEMA
O fenómeno de escorrimento produzido pelas águas pluviais, contínuo ao longo do tempo, conduziu à desagregação do ligante entre os diferentes tijolos, provocando um aumento dos vazios no interior das paredes. A consequente diminuição da "secção resistente" poderia, a prazo, levar ao colapso da mesma.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Walls Restoring® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® a alta pressão de inchamento, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Foi decidido intervir com a tecnologia inovadora Uretek Walls Restoring®. Antes de efetuar as injeções, foi removido o ligante de cimento deteriorado.
Posteriormente, decidiu-se remover e limpar a argamassa existente até uma profundidade de cerca de 5 cm. A superfície da parede foi então lavada com água e agentes químicos e, finalmente, as fissuras e as juntas foram seladas com argamassa nova para evitar a fuga da resina injetada.
Observações:
A resina, para além da pressão hidráulica da bomba, é também empurrada principalmente pela sua própria pressão de expansão. Esta pressão permite que a resina preencha todos os espaços vazios do núcleo da parede, mesmo que este se encontre a um nível superior ao da saída do tubo de injeção.
O PROJECTO EM DETALHE
A extensão da alvenaria a tratar era de 175 metros cúbicos e foram efetuadas 53 injeções em coluna. Os furos foram efetuados verticalmente, mantendo um inter-eixo de cerca de 100 cm.
Durante as injeções, os tubos foram extraídos gradualmente, partindo de uma profundidade de - 5,0 m em relação ao tabuleiro da ponte.
A resina IDRO CP 200® é injetada no estado líquido, enquanto já está em processo de reação e num tempo entre 30 a 60 segundos, a expansão é completada aumentando o volume até um máximo de 2,5 vezes.
Normalmente, após cerca de 24 horas, as características mecânicas adquiridas podem ser consideradas definitivas.