O aeroporto de Verona-Villafranca "Valerio Catullo", situado entre Villafranca di Verona e Sommacampagna, fica a cerca de 12 km do centro da cidade de Verona. Anteriormente a funcionar como um aeroporto militar, tornou-se um aeroporto civil aberto ao tráfego comercial em setembro de 2008.
PROBLEMA
As lajes de betão armado, com 20-25 cm de espessura, que constituem o pavimento das pistas e das zonas de aterragem dos aviões, apresentaram fissuras e assentamentos diferenciais entre lajes em algumas zonas. O abatimento atingiu um máximo de cerca de 30 mm. As causas do abatimento foram atribuídas a alterações de volume dos solos superficiais reportados e/ou recuperados, ligadas a fenómenos de "bombagem" nas juntas, e a colapsos provocados pela infiltração de água nas fissuras.
As necessidades do cliente:
Era necessário apoiar e consolidar urgentemente o pavimento sem interromper a atividade normal do aeroporto, garantindo ao mesmo tempo uma segurança total em todos os momentos.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift®, que injeta no solo uma resina expansiva especial com uma elevada capacidade de expansão que compacta de imediato o terreno e estabiliza as estruturas. Desta forma, consegue-se o preenchimento completo dos vazios sob as lajes, restaurando a planeza do pavimento.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Optámos por aplicar a tecnologia Uretek Floor Lift ® com base na utilização de uma resina expansiva especial. Injetámos a resina no terreno sob a laje de betão das lajes e, graças à sua reação expansiva imediata, obtivemos o preenchimento completo dos vazios presentes e o reforço do terreno subjacente. Uma vez restabelecido o contacto total entre o pavimento e o suporte, a resina, continuando o seu processo expansivo, provocando o levantamento do pavimento e o restabelecimento da planeza.
Monitorizámos e ajustámos cuidadosamente a operação de levantamento com níveis laser capazes de detetar até movimentos milimétricos das lajes. Para a estabilização dos cerca de 765 metros quadrados de pavimento do aeroporto, foram necessários 4 dias de trabalho noturno, das 24:00 às 5:00. A possibilidade de utilizar a zona tratada algumas horas após a intervenção foi, sem dúvida, uma das vantagens mais apreciadas da tecnologia Uretek Floor Lift®.