O Castelo do Retiro está situado no sector sudeste do Parque do Buen Retiro em Madrid. Esta intervenção foi realizada no âmbito do Projeto de Remodelação do Castelo do Edifício "D" da delegação territorial da AEMET em Madrid.
PROBLEMA
Esta intervenção consistiu em preencher os vazios e fissuras entre as alvenarias ou tijolos das paredes.
Trata-se do reforço de 64 metros lineares dos muros perimetrais do Castelo, a uma altura de 2 metros (1 metro abaixo do nível do solo e 1 metro acima do nível do solo). O Cliente efectuou o aterro antes da intervenção da URETEK. A espessura das paredes era de 80 cm.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as atividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Walls Restoring® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
O método WALLS RESTORING® consiste em injetar uma resina com uma capacidade de expansão moderada em paredes de alvenaria, blocos de pedra ou tijolos para melhorar a sua resistência. Esta resina específica penetra nas juntas entre os blocos e regenera o ligante deteriorado. A impregnação não se faz apenas por gravidade. Ela endurece rapidamente, ligando os blocos entre si.
Plano da intervenção
O PROJETO EM DETALHE
A intervenção de reforço dos muros de alvenaria e tijolo do Castillo del Retiro, numa área de 108 m2 de muros (54 ml de muro perimetral x 2 metros de altura) entre 80 e 90 cm de espessura. Originalmente, a área de atuação contemplava os 64 metros lineares do perímetro do Castelo. No entanto, a pedido do Cliente, a intervenção correspondente a uma torre, cerca de 10 ml, não foi efetuada, uma vez que esta seria demolida durante os trabalhos de renovação.
Perfuração da alvenaria e inserção dos tubos de injeção.
Injeção da resina com extração simultânea do tubo de injeção.
Foram efetuadas três filas de perfurações - injeções: a primeira fila, na base da fundação; a segunda fila a 0,8 metros acima da base; e a terceira fila a 1,60 metros da base. A distância entre pontos foi de 80 cm.
Foi detetado nas perfurações que a fundação é feita de pedra, enquanto a parede é feita de tijolo e reboco.
Para verificar o sucesso da intervenção, foram executados testes de permeabilidade nas próprias paredes antes e depois da injeção das paredes. A diminuição da permeabilidade demonstrou o bom comportamento do tratamento e a reestruturação da parede tratada.