Este é um centro de lavagem com 4 cabines de lavagem de alta pressão, entre os quais um bloco técnico com maquinaria na cave. Todo o terreno está cimentado com uma laje de 20 cm de espessura.
O PROBLEMA
área do bloco técnico foi escavada até à cota de -3 metros, tendo posteriormente sido preenchida até -1 metro para suporte da laje da cave, situada a -2 metros.
A cofragem foi executada apenas em dois lados, e os preenchimentos exteriores não foram devidamente compactados.
Após as primeiras chuvas, verificou-se acumulação de água junto ao exterior do bloco técnico, o que provocou lavagem do solo e consequente descalçamento da laje, originando vazios com profundidade até 15 cm.
Adicionalmente, a rotura das caixas de visita do sistema de drenagem agravou o problema, aumentando a infiltração e acelerando a erosão dos materiais de enchimento.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: um planeamento e uma calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as atividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift®, com injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o terreno, aumenta a sua resistência dinâmica, capacidade de carga, preenche os vazios e estabiliza a estrutura.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
A solução tradicional de demolição da laje, preenchimento e compactação do terreno e execução de uma nova laje implicaria o encerramento do centro de lavagem durante 1 mês, com os custos associados tanto à obra como à interrupção do serviço. Optou-se por uma tecnologia pouco invasiva e de rapidez de execução: Uretek Floor Lift com injeções de resina expansiva Uretek.
A intervenção foi realizada em toda a área afetada, aproximadamente 60 m², preenchendo todos os vazios e levantando ligeiramente a laje, dado que esta pouco tinha cedido devido ao atrito com os muros do bloco técnico. A intervenção foi concluída em 1 dia.
Observações:
Por ser uma intervenção não invasiva, não foi necessário encerrar o centro de lavagem, apenas a zona onde se estava a intervir. As perfurações têm um diâmetro de 8 mm, pelo que, após o corte dos tubos de injeção, são praticamente impercetíveis.
A laje apresentava fissuras junto às grelhas de recolha de águas nas cabines/boxes de lavagem, pois encontrava-se completamente descalçada.
O PROJETO EM PORMENOR
A intervenção realizada num Centro de Lavagem em Sevilha teve como objetivo o preenchimento e levantamento de 60 m² de laje que se encontrava descalça devido à lavagem do terreno.
As perfurações com 8 mm de diâmetro foram executadas numa malha de 1x1 m, onde foram introduzidos tubos de injeção; a resina é injetada em estado líquido e, durante a sua fase expansiva, preenche imediatamente os vazios sob a laje.
À medida que a injeção continua e a resina já não encontra espaço para expandir para baixo, começa a levantar o pavimento.
O início do levantamento é detetado de imediato por um sistema laser, permitindo decidir se se deve continuar a injetar, levantando o pavimento, ou limitar-se à consolidação do terreno.
O levantamento é monitorizado em tempo real com controlo milimétrico. A força de expansão da resina permite levantar os elementos que possam estar sobre a laje.
A zona mais afetada foi o perímetro do bloco técnico, que foi cofrado em duas faces e posteriormente preenchido no exterior com material mal compactado. A água acumulava-se contra ele, lavando o terreno e provocando a rotura das caixas de visita por falta de apoio.
O plano de intervenção consistiu em injetar toda a superfície afetada, consolidando o terreno e levando a laje nos pontos necessários. A intervenção teve a duração de 1 dia.
Após a intervenção, foi necessário reparar todas as caixas de visita partidas e selar as fissuras superficiais para evitar a infiltração de água no terreno de fundação.





