Preenchimento e levantamento do pavimento no aeroporto de Málaga

    LOCALIZAÇÃO: Aeroporto de Málaga - Costa del Sol
    ANO:
    2015
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO:
    3 dias

    PROBLEMA

    Fenda de 110 ml de comprimento com um abatimento de um lado de até 6 cm.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação e levantamento do solo da fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Floor Lift®.

    A zona afetada compreende uma área de estacionamento de veículos pesados, uma estrada para o tráfego de veículos terrestres e uma estrada para o tráfego de aeronaves. Trata-se de um pavimento flexível sobre gravilha compactada que apreesenta uma fenda de 110 ml de comprimento com um abatimento num dos lados de até 6 cm.

    O PROBLEMA 

    Por baixo da zona afetada encontra-se um túnel de acesso de veículos ao aeroporto, pelo que a fissura é paralela a este; a lateral da fissura acima do túnel mantém-se horizontal, enquanto o lado acima do aterro do túnel desceu até 6 cm numa largura de 2 m.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® a elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    A SOLUÇÃO  

    A solução tradicional de demolição do pavimento, enchimento e compactação do fundo e colocação de um novo pavimento implicava um impacto maior e mais dispendioso nas operações do aeroporto do que a nossa solução. Optámos por uma tecnologia cujas características são a baixa invasividade e a rapidez de execução: Uretek Floor Lift com injeções de resina expansiva Uretek.

    A intervenção foi realizada em toda a área afetada, cerca de 220 m², preenchendo todos os buracos e elevando o pavimento afetado em 6cm, de modo que ambos os lados da fenda fiquem nivelados. Esta intervenção foi realizada em 3 dias úteis, durante o dia, com exceção da zona afetada da pista do avião, que foi realizada durante a noite.

    Observações:

    Graças ao carácter não invasivo da intervenção, apenas foram necessários pequenos desvios do tráfego rodoviário, que continuou a funcionar normalmente. Os furos têm um diâmetro de 12 mm, de modo que, após o corte dos tubos de injeção e a selagem do pavimento, são impermeáveis.

    O PROJECTO EM PORMENOR

    A intervenção realizada nas instalações do aeroporto de Málaga-Costa del Sol teve como objetivo o preenchimento e a elevação de 220 m² de pavimento flexível que tinha sofrido um abatimento devido à falta de compactação do soloxxx da parede do túnel inferior.

    Os furos de 12 mm de diâmetro foram feitos numa linha paralela à fissura, a 50 cm de distância, e os tubos de injeção foram inseridos sob a superfície do pavimento; a resina é injetada quando está no estado líquido e enquanto está na sua fase expansiva, alcançando imediatamente os vazios sob o pavimento e preenchendo-os.

    Após a injeção, a resina não tem hipótese de se expandir para o fundo e começa a levantar o pavimento.

    Plano da zona de intervenção

    Plano da zona de intervenção

    O princípio do levantamento é imediatamente evidente através de um sistema de laser, o que permite avaliar se se deve continuar com as injeções, levantando o pavimento, ou se se deve continuar com a consolidação da base.

    A elevação é mantida sob controlo milimétrico em tempo real. A força de expansão da resina permite a elevação de todos os elementos que se encontram sobre o pavimento.

    A zona tratada apresentava uma fissura longitudinal, bem como um abatimento num dos lados. A intervenção foi necessário para impedir a continuação do abatimento e para evitar o degrau já existente, restaurando os declives para que a água recolhida seguisse o curso normal. Isto implicou uma elevação máxima de 7 cm.

    O plano de intervenção consistiu em injetar toda a zona afetada, consolidar o solo por baixo e elevar o pavimento onde fosse necessário. A duração da intervenção foi de 3 dias.