Preenchimento estrutural de travessas de um caminho de ferro

    LOCALIZAÇÃO: Linha ferroviária italiana, estrutura ferroviária metálica
    ANO:
    2020
    DURAÇÃO: 13 dias
    ÁREA TRATADA:
    Preenchimento estrutural de 31 travessas de caminho de ferro
    CLIENTE:
    Empresa italiana de manutenção ferroviária

    PROBLEMA

    Vibração e flutuação vertical das travessas durante a passagem dos comboios.

    SOLUÇÃO 

    Preenchimento estrutural com injeção de resina e tecnologia Uretek.

    Folga entre a travessa e a estrutura metálica que provoca movimentos de vários milímetros entre a travessa e o carril.

    O PROBLEMA 

    Necessidades do cliente:
    Era necessário intervir rapidamente para tornar a via-férrea segura, interferindo o menos possível com o tráfego ferroviário.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
    • A Uretek é qualificada: pela SNCF, RECONHECENDO O SEU KNOW-HOW NO SECTOR FERROVIÁRIO VÁLIDO ATÉ JANEIRO DE 2025.
    • A Uretek é parceira de: CIFI, COLEGIO ITALIANO DE INGENIEROS FERROVIARIOS; ANCEFERR; SIG, GALERÍA ITALIANA COMPANY; MAFEX, ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE FERROCARRILES e AETOS, ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE TÚNELES Y OBRAS METROPOLITANAS.

    A SOLUÇÃO  

    Aplicação de resina estrutural (ou, injeção de resina) Geoplus com tecnologia Uretek em 31 pontos de apoio e 31 travessas de madeira sob a estrutura metálica da via-férrea.

    Zona de intervenção

     

    O PROJECTO EM PORMENOR

    O ciclo de trabalho consistiu em:

    • Selagem do perímetro, utilizando um produto específico (massa de selagem especial).
    • Aplicação da resina, dada a dimensão do espaço a preencher, foi injetada (também através de pequenos orifícios feitos na travessa de madeira).

    travessatravessa

    CONTROLO E VERIFICAÇÃO
    Todo o processo foi controlado em tempo real por meio de um comparador centesimal. Durante as operações de injeção da resina, foi utilizado um comparador centesimal para verificar o comportamento da estrutura em relação aos deslocamentos verticais.

    Após a injeção, observou-se um movimento da travessa de 1/10 a 2/10 de mm quando um comboio passou sobre ela. Antes da operação, os movimentos eram de vários milímetros.

    Além disso, toda a operação foi monitorizada com um laser de alta precisão.

    Resina na travessa de caminho de ferroResina na travessa de caminho de ferroControlo da intervenção