Preenchimento estrutural de travessas em betão armado num caminho de ferro

    LOCAL: Estação ferroviária de Veneza, Itália
    ANO: 2020
    DURAÇÃO: 4 dias
    ÁREA TRATADA: preenchimento estrutural de 81 travessas pré-fabricadas em betão armado num caminho de ferro
    CLIENTE: Empresa italiana de manutenção ferroviária


    PROBLEMA 

    Vibração e flutuação vertical das travessas durante a passagem dos comboios.

    SOLUÇÃO 

    Preenchimento estrutural com injeção de resina e tecnologia Uretek.

    Aplicação de resina em 81 pontos de apoio em betão armado para restabelecer a estabilidade dos 81 blocos de cimento armado pré-fabricados que assentam sobre o terreno (base em betão armado).

    Quando o carril está sem carga, o bloco permanece na posição mais elevada em relação à base. No entanto, durante a passagem dos comboios, os blocos deslocam-se para dentro da base em mais de 10 mm.

    O PROBLEMA

    Necessidades do cliente:
    Era essencial realizar a intervenção de forma rápida de forma a garantir a segurança da ferrovia, mas minimizando o impacto na circulação da mesma.

    Porquê a escolha da solução Uretek:

    • Rapidez: um bom planeamento e programação cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu escavações ou trabalhos de alvenaria, não sujou a área e não gerou resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: durante e após a intervenção, as atividades foram monitorizadas em tempo real com recurso à mais moderna tecnologia laser e a pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que com a injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura das resinas Uretek® gera um produto final inerte, que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
    • Uretek é qualificada pela SNCF, que reconhece o know-how da Uretek no setor ferroviário, certificação até janeiro de 2025.
    • Associadas da Uretek:
      • CIFI (Colégio Italiano de Engenheiros Ferroviários)
      • ANCEFERR
      •  SIG (Sociedade Italiana de Túneis)
      • MAFEX (Associação Espanhola de Ferrovias)
      • AETOS (Associação Espanhola de Túneis e Obras Metropolitanas)

    A SOLUÇÃO 

    Aplicação de resina estrutural Geoplus com tecnologia Uretek em 81 pontos de apoio de travessas/blocos de betão armado, pré-moldados de 45 x 25 x 25 cm, parcialmente embutidos em uma laje de betão armado.

    Plano da zona de intervenção

     

    O PROJETO EM PORMENOR

    O ciclo de trabalho consistiu em:

    • Selagem perimetral: em função da regularidade das superfícies
    • Aplicação da resina: devido ao tamanho do espaço a ser preenchido, a injeção foi realizada através de pequenas perfurações nas travessas/blocos de betão armado.

    Selagem do perímetroInjecções de resina

    CONTROLO E VERIFICAÇÃO

    Monitorização com comparador: Durante as operações de injeção de resina foi utilizado um comparador centesimal, para verificar o comportamento da estrutura em relação aos deslocamentos verticais.

    Após as primeiras fases da injeção, constatou-se a expulsão da água presente entre a travessa e a base.

    Após a injeção, a movimentação da travessa durante a passagem de um comboio, foi reduzida para entre 1/10 e 2/10 de mm, enquanto antes da intervenção os deslocamentos eram de vários milímetros.

    Toda da a intervenção foi monitorizada com um laser de alta precisão.

    Seguimento da intervençãoSeguimento da intervenção