Aplicação de resina em 81 pontos de apoio em betão armado para restabelecer a estabilidade dos 81 blocos de cimento armado pré-fabricados que assentam sobre o terreno (base em betão armado).
Quando o carril está sem carga, o bloco permanece na posição mais elevada em relação à base. No entanto, durante a passagem dos comboios, os blocos deslocam-se para dentro da base em mais de 10 mm.
O PROBLEMA
Necessidades do cliente:
Era essencial realizar a intervenção de forma rápida de forma a garantir a segurança da ferrovia, mas minimizando o impacto na circulação da mesma.
Porquê a escolha da solução Uretek:
- Rapidez: um bom planeamento e programação cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu escavações ou trabalhos de alvenaria, não sujou a área e não gerou resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: durante e após a intervenção, as atividades foram monitorizadas em tempo real com recurso à mais moderna tecnologia laser e a pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que com a injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura das resinas Uretek® gera um produto final inerte, que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
- Uretek é qualificada pela SNCF, que reconhece o know-how da Uretek no setor ferroviário, certificação até janeiro de 2025.
- Associadas da Uretek:
- CIFI (Colégio Italiano de Engenheiros Ferroviários)
- ANCEFERR
- SIG (Sociedade Italiana de Túneis)
- MAFEX (Associação Espanhola de Ferrovias)
- AETOS (Associação Espanhola de Túneis e Obras Metropolitanas)
A SOLUÇÃO
Aplicação de resina estrutural Geoplus com tecnologia Uretek em 81 pontos de apoio de travessas/blocos de betão armado, pré-moldados de 45 x 25 x 25 cm, parcialmente embutidos em uma laje de betão armado.
O PROJETO EM PORMENOR
O ciclo de trabalho consistiu em:
- Selagem perimetral: em função da regularidade das superfícies
- Aplicação da resina: devido ao tamanho do espaço a ser preenchido, a injeção foi realizada através de pequenas perfurações nas travessas/blocos de betão armado.
CONTROLO E VERIFICAÇÃO
Monitorização com comparador: Durante as operações de injeção de resina foi utilizado um comparador centesimal, para verificar o comportamento da estrutura em relação aos deslocamentos verticais.
Após as primeiras fases da injeção, constatou-se a expulsão da água presente entre a travessa e a base.
Após a injeção, a movimentação da travessa durante a passagem de um comboio, foi reduzida para entre 1/10 e 2/10 de mm, enquanto antes da intervenção os deslocamentos eram de vários milímetros.
Toda da a intervenção foi monitorizada com um laser de alta precisão.