Preenchimento e estabilização de cavidade subterrânea em creche

    LOCALIZAÇÃO: Felizzano (AL) - Itália
    ANO: 2011
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO: 5 dias

     

    O PROBLEMA

    Aparecimento de fenómenos de fissuração nas paredes interiores.

    SOLUÇÃO 

    Preenchimento e estabilização completa das cavidades subterrâneas: tecnologia Uretek Cavity Filling®.

    O infantário "E. Foa" em Felizzano, concluída em 1975, tem um piso acima do nível do solo, mais uma pequena cave (antiga sala das caldeiras) e um grande espaço vazio sob a laje do rés do chão, onde se situam as instalações da fábrica.

    O PROBLEMA

    A ocorrência de fissuras numa parede interior, seguida da descoberta de anomalias na zona das fundações, terá levado a Câmara Municipal ao encerramento imediato da escola. A inspeção do compartimento inferior revelou a presença de vigas fissuradas e tijolos partidos.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo; 
    • Preços competitivos;
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Cavity Filling® que, graças à injeção da resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, permite o preenchimento e a estabilização de cavidades subterrâneas;
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    A SOLUÇÃO

    O Uretek Cavity Filling® foi escolhido como a solução ideal, devido à sua relação custo/benefício.

    A argila expandida Leca® é projectada diretamente nas cavidades por meio de uma bomba. Com o auxílio de bicos direcionais, obtém-se um preenchimento de aproximadamente 95% de todo o volume.

    Posteriormente, a resina é injectada através de tubos de 6 mm de diâmetro inseridos nos orifícios feitos na laje.

    A resina, ao expandir-se, é direccionada para os vazios macroscópicos, não preenchidos com argila, preenchendo-os e posteriormente restabelecendo o estado de tensão original, evitando possíveis abatimentos futuros do pavimento.

    Observações:

    Os métodos tradicionais (betão leve, areia, cascalho, materiais de enchimento...) muitas vezes não permitem o preenchimento completo do local a tratar, a pré-compressão da laje e uma ventilação eficaz contra a humidade, funcionalidade garantida pelo Cavity Filling®.

    imagem-intervencao

     

    O PROJECTO EM DETALHE

    Durante a intervenção, encontrámos várias cavidades que comunicavam entre si, com uma altura média de cerca de 180 centímetros.

    Para efetuar a intervenção, foram feitas perfurações de cerca de 6 milímetros a uma distância de aproximadamente 100 milímetros.

    A área de terreno escavada foi de 411 metros cúbicos de vazios.