A intervenção consistiu no preenchimento do desvão sanitário detetado na inspeção e solicitado pela Comunidade de Moradores.
O PROBLEMA
Devido à degradação apresentada pelo desvão sanitário das habitações localizadas no Edificio Avenida España 5-7 em Laredo, e como solução preventiva contra possíveis abatimentos, foi concebida uma intervenção utilizando a tecnologia Uretek Cavity Filling®.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Cavity Filling® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com a sua elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas;
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
A tecnologia URETEK CAVITY FILLING consiste em preencher cavidades bombando argila expandida e em seguida introduzir uma pré-compressão nas paredes da própria cavidade injetando resina expansiva Uretek Geoplus.
A tecnologia URETEK CAVITY FILLING restabelece a continuidade entre a cavidade preenchida e o solo. O "contacto" entre grão e grão e grão/superfície permanece estável ao longo do tempo e permite uma distribuição uniforme das tensões no solo.
Não altera os fluxos de água no solo.
A intervenção foi efetuada em duas fases:
1ª FASE - Bombagem de argila expandida: Nesta fase a cavidade subterrânea foi parcialmente preenchida com argila expandida com granulometria controlada, escolhida para garantir características mecânicas e hidráulicas adequadas.
2ª FASE - Injecção de resina expansiva: na segunda fase o preenchimento foi completado com injeções de resina expansiva dentro da cavidade subterrânea perto da parte superior, com o objetivo de obter uma coesão entre a argila e a resina.
Observações
Interviu-se acedendo à cavidade numa área de difícil acesso para a maquinaria pesada na superfície. Não produz vibrações e não sobrecarga excessivamente o solo sob a cavidade, não exercendo pressão excessiva sobre as paredes desta.
Admite intervenções ao longo do tempo porque permite a remoção do material de preenchimento.
O PROJECTO EM DETALHE
A tecnologia consiste em preencher uma cavidade subterrânea (neste casoum desvão sanitário) bombando argila expandida com granulometria controlada e injecção sucessiva de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada força de expansão, com o objectivo de saturar o volume interior, compactando os grãos que compõem o preenchimento e atingindo um valor pré-definido de pré-compressão nas paredes.
O preenchimento produzido pela argila expandida evita o colapso da superfície, enquanto que a pré-compressão induzida pela resina expandida evita o abatimento. A acção combinada dos dois materiais fornece uma solução completa para o problema.
O especialista técnico da Uretek injectou a Resina Geoplus®, produzida exclusivamente, com uma fórmula exclusiva, por um dos principais fabricantes mundiais.
O uso combinado de argila expandida e resinas expansivas Uretek Geoplus® garante o preenchimento completo, o que é confirmado pelo início do levantamento detectado no interior da casa através de instrumento laser.
Os trabalhos foram realizados numa única fase em 15-16/07/19, de acordo com o contrato 2019IA109 e com referência aos planos fornecidos: