Preenchimento de um cavidade sob um edifício

    LOCALIZAÇÃO: Lodosa - Navarra
    ANO: 2021

     

    O PROBLEMA

    Cavidade causada pela rutura de um tubo de abastecimento de água.

    SOLUÇÃO 

    Preenchimento de uma cavidade submersa - tecnologia Uretek Cavity Filling®.

    O objetivo da intervenção consiste no preenchimento de uma cavidade causada pela rutura de um tubo de abastecimento localizado sob o pavimento da rua, afetando as fundações do edifício e parte da estrada. Esta cavidade tem uma morfologia elíptica, cujas dimensões aproximadas eram de 4 metros no seu eixo maior e 3 metros no seu eixo menor, com uma altura livre média de 1,3 metros. Volume 15 m³.

    O PROBLEMA

    Após lavagem do terreno e consequente aparecimento da cavidade, as fundações da fachada do edifício foram afectadas, causando o seu desmoronamento parcial, com o consequente risco do colapso da estrutura.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo; 
    • Preços competitivos;
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Cavity Filling ®, especialmente concebida para o preenchimento e estabilização completa de cavidades e caves subterrâneas que, para além de assegurar o preenchimento completo dos vazios, restabelece o estado de tensão original, prevenindo eventuais abatimentos futuros do terreno.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    A SOLUÇÃO

    Em oposição às alternativas tradicionais, como o enchimento da cavidade com betão em massa, com o consequente risco de sobrecarga do solo e de deslocamento horizontal das paredes da cavidade, optou-se pela tecnologia Cavity Filling®, através da qual a cavidade foi preenchida com uma argila expandida de baixa densidade (Arlite), e posteriormente consolidada com injecções de resina de poliuretano a alta pressão, utilizando a tecnologia complementar Deep Injections®. Esta solução apresenta várias vantagens relativamente a outras técnicas nomeadamente ser pouco invasiva da zona de trabalho, rapidez de execução e facilidade de acesso à zona de trabalho.

    A intervenção com a tecnologia Uretek Cavity Filling® foi efetuada em duas fases:

    • 1ª FASE: Bombagem da argila expandida: Nesta fase, a cavidade subterrânea foi parcialmente preenchida com argila expandida de granulometria controlada, escolhida para garantir as características mecânicas e hidráulicas adequadas.
    • 2ª FASE: Injeção de Resina Expansiva e Selagem da Cavidade: O preenchimento foi concluído com injeções de resina expansiva no interior da cavidade subterrânea, especificamente na argila expandida e junto à abóbada ou parte superior da cavidade, com o objetivo de obter coesão entre a argila e a resina.

    Com base na informação fornecida pelo Cliente, definiu-se uma intervenção cuja execução, realizada pelos técnicos da Uretek é um exemplo da eficácia desta tecnologia, aliada à rapidez de execução e flexibilidade operacional, num contexto delicado, sendo uma alternativa eficaz para o preenchimento de cavidades.

    O PROJECTO EM DETALHE

    A intervenção realizada numa cavidade gerada no município navarro de Lodosa, teve como objetivo o preenchimento da mesma mediante bombagem de argila expandida em forma de grânulos para o interior da cavidade, consolidando-a e selando-a posteriormente com uma série de injeções de resina expansiva nestas argilas.

    A cavidade tem uma forma elíptica, com o lado mais comprido de 4 metros e o mais curto de 3 metros, e uma altura média de cerca de 1,3 metros, o que dá um volume estimado de 15 m³. A habitação situa-se por cima desta cavidade, ficando parte das fundações, do pavimento e parte da faixa de rodagem em suspenso. A duração da intervenção foi de 1 dia.

    Descrição da intervenção

    A intervenção foi efetuada em 2 fases:

    • Bombagem direcional e semi-humida da argila expandida (material leve que não sobrecarrega o solo) através da abertura no pavimento.
    • Injeção da resina de poliuretano expansivo Geoplus® através de tubos de injeção por meio de perfurações feitas no pavimento.