As infraestruturas rodoviárias são constantemente sujeitas a tensões e agentes externos que, com o tempo, podem comprometer a estabilidade do pavimento. É o caso da autoestrada A21 Turim-Piacenza, onde o organismo competente SATAP, em algumas inspeções, detetou um abatimento da faixa de rodagem.
Graças à tecnologia de consolidação Uretek com injeções de resina expansiva e ao método patenteado de injeção Uretek Multipoint, restabeleceu-se a estabilidade do aterro da estrada, garantindo a segurança rodoviária com uma intervenção rápida que provocou poucas perturbações no tráfego.
O PROBLEMA
Uma inspeção realizada pelo SATAP tinha evidenciado a deterioração do pavimento da estrada devido à falta de compactação do solo. Confirmado o abatimento, os estudos geotécnicos confirmaram a presença de danos até 1,5 m de profundidade que, com o tempo, poderiam comprometer a segurança rodoviária.
A SOLUÇÃO
Para resolver o problema, utilizámos a tecnologia Deep Injections, um sistema patenteado de injeção de resina expansiva que permite melhorar as caraterísticas mecânicas do terreno sob a estrada de forma rápida e com um impacto mínimo no tráfego.
A intervenção ficou concluída em 6 dias.
ACOMPANHAMENTO DA INTERVENÇÃO E RESULTADOS
Para garantir a máxima eficácia da intervenção, foi efetuado um acompanhamento exaustivo antes, durante e após a injeção das resinas. Os estudos georadar permitiram identificar com precisão as zonas de risco, enquanto os estudos geognósticos confirmaram a tipologia e as caraterísticas do terreno.
Exemplo de processamento gráfico do levantamento GPR com Georadar
Durante a injeção, um sistema de monitorização a laser controlou em tempo real o princípio do levantamento da fundação da estrada, garantindo o controlo milimétrico do processo. No final, os ensaios de penetração dinâmica comparativos certificaram a melhoria das propriedades mecânicas do solo.
Diagrama síntese das zonas com défice de densidade após o análise georadar
ENSAIOS DE PENETRAÇÃO DINÂMICA PARA VERIFICAR A EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO
Para verificar a eficácia da consolidação, foram efetuados ensaios de penetração dinâmica comparativos antes e depois da intervenção, como se mostra a seguir.
O MÉTODO DE INJEÇÃO MULTIPOINT
A intervenção na A21 Turim-Piacenza foi realizada com a tecnologia Deep Injections® e o sistema patenteado de injeção Multipoint.
Este método consiste na injeção de resinas através de um tubo com vários orifícios laterais (12÷14), denominado “multipoint” (enquanto o sistema tradicional consiste em injeções a vários níveis através de um tubo com um único orifício no final).
O método de injeção Multipoint permite um efeito mais homogéneo do solo em comparação com os métodos de intervenção tradicionais.
O método de injeção Multipoint está registado sob a patente europeia EP 3 821 079 B1.
PORQUE É QUE SE ESCOLHEU A URETEK?
- Rapidez: um planeamento e uma calendarização cuidadosa dos tempos de execução permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu qualquer escavação ou trabalho de alvenaria.
- Monitorização laser de alta precisão: durante e após a intervenção, as atividades foram monitorizadas em tempo real graças à tecnologia laser de ponta e a pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias para o solo ou para os aquíferos existentes.