Intervenção realizada no Aeroporto de Madrid, Adolfo Suárez, em Abril de 2013, em toda a superfície das lajes afetadas, até ao seu nivelamento original.
Medida: Três lajes de pavimentação rígidas, 108 m2. Elevação média de 3 centímetros e até 5,5 cm na área mais baixa de contacto com a laje.
PROBLEMA
Devido à infiltração de água e ao efeito " bombagem " produzido pelo elevado peso dos aviões estacionados nesta zona, ocorreram assentamentos, transmitindo estas deformações para as lajes e produzindo fissuras e desníveis consideráveis na zona de contacto das lajes. Estas patologias puseram em causa a utilização segura destas pistas. A intervenção tornou-se necessária para consolidar o terreno sob o pavimento e restaurá-lo à sua posição original.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com a sua elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas;
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Como alternativa aos trabalhos de demolição, aterro, compactação e reconstrução do pavimento, com o que isso implicaria em termos de tempo, custo e suspensão total do funcionamento, optou-se por uma tecnologia minimamente ivasiva e de rápida execução: Uretek Floor Lift® com injecções de resina expansiva Uretek. A intervenção foi realizada em toda a superfície das lajes afetadas, aproximadamente 108 m2, e foi possível devolver o nivelamento original, elevando-as em média 3 cm.
As lajes objecto da intervenção configuram o pavimento rígido da zona de espera das aeronaves designada como 'Rampa 7'. São lajes de betão armado com 35 cm de espessura sobre uma camada de 20 cm de betão magro, assente numa camada de gravilha.
Observações:
Sendo esta uma tecnologia minimamente invasiva e rápida execução, a interrupção do funcionamento foi mínima. Os perfurações têm um diâmetro reduzido e os tubos de injecção são seccionados e tapados com argamassa de reparação, para que a área possa entrar em funcionamento imediatamente após a intervenção.
PROJECTO EM DETALHE
A resina é injetada em estado líquido, após entrar em fase de expansão preenche de imediato os vazios encontrados por baixo do pavimento e revestimentos. Continuando com a injeção a resina não tem possibilidade de se expandir para o fundo, iniciando o processo de levantamento do pavimento.
O princípio de levantamento é imediatamente visível através de sistema laser, tornando possível decidir se se deve continuar com as injeções, levantando o revestimento, ou se se deve manter a consolidação. O levantamento é controlado milimetricamente em tempo real, permitindo que a laje seja nivelada e recolocada na sua posição original.
As injeções, de modo a abranger toda a superfície a ser tratada, foram efetuadas colocando tubos de injeção com uma distribuição aproximada de um tubo de injeção em cada perfuração, a cada 1 m2, sendo o diâmetro das perfurações de 12 mm.
A intervenção consistiu em injetar a camada de base em contacto com o pavimento, consolidar o solo sob o pavimento e levantá-lo nos pontos em que era necessário. A duração da intervenção foi de um dia. Após a intervenção, os tubos de injeção foram seccionados e cobertos com argamassa de reparação, tornando a pista de aterragem operacional imediatamente após a intervenção.