Foi necessária a intervenção de consolidação do terreno de fundação com resinas expansivas num edifício residencial situado em Vigo para aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação da estrutura em questão, até alcançar uma tensão admissível suficiente para suportar as cargas transmitidas e estabilizar os assentamentos diferenciais detetados.
O PROBLEMA
Devido ao abatimento ocorrido num dos cantos do edifício, foi necessária uma intervenção para consolidar o terreno de fundação situado sob a laje.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da exclusiva tecnologia Uretek Deep Injections®, que, com a injeção da resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas;
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Para resolver o problema, optou-se por uma tecnologia pouco invasiva e de execução rápida: Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
O resultado da intervenção foi verificado através de monitorização a laser durante as injeções, bem como com a realização de ensaios de penetração dinâmica, antes e depois da intervenção (com evidência da melhoria da capacidade de carga do terreno intervencionado).
No total, foram intervencionados 22 metros lineares de fundações contínuas de fachada e 1 sapata isolada.
O PROJECTO EM DETALHE
O edifício é de uso residencial, composto por uma cave semienterrada e 5 pisos acima do solo. Foi construído no ano de 1954. A planta é praticamente retangular, com dimensões de 22 x 11 metros. O edifício está localizado num terreno topograficamente plano, no centro da cidade de Vigo.
Durante os anos de 2022 e 2023, a empresa DESARROLLA Obras y Servicios S.L. iniciou a construção de um edifício no terreno adjacente ao edifício intervencionado. O novo edifício será composto por 51 habitações. No momento da intervenção realizada pela URETEK, o edifício encontrava-se em fase de construção e, segundo o projeto, terá 4 caves, 10 andares e aproveitamento do sótão.
O cliente informou que ocorreram abatimentos no edifício existente de até 3 cm, e comunicou a urgência na execução dos trabalhos de consolidação do terreno e estabilização dos movimentos, já que o edifício teve de ser evacuado.
Através das perfurações realizadas durante a intervenção de consolidação, foi possível verificar que a base das fundações da zona a intervencionar encontrava-se a uma profundidade entre 0,60 metros (empena) e 2,80 metros na fachada principal e parte de empena. As fundações foram executadas em betão armado e alvenaria de pedra.
A intervenção consistiu em:
- A melhoria do terreno até 4 metros de profundidade sob 22 metros lineares de fundações contínuas: 8 metros na fachada principal e 14 metros de empena;
- A melhoria do terreno até 4 metros de profundidade sob 1 sapata isolada localizada no canto mais afetado do edifício.





