O metro ferroviário é composto por 2 elementos em forma de caixa em betão armado, construídos para a travessia das duas linhas ferroviárias: Rovigo-Verona e Rovigo-Chioggia.
PROBLEMA
Os elementos estruturais dos elementos da caixa e as rampas de ligação foram desconectados um do outro. Nos pontos de união, na espessura da camada de base, tinham sido colocados tubos de drenagem para a recolha das águas subterrâneas.
Contudo, estes ficavam frequentemente obstruídos pelo transporte de sólidos da água, que consequentemente emergiam na superfície da estrada, invadindo a faixa de rodagem e pondo em perigo o tráfego rodoviário.
Necessidades do cliente
Foi necessário intervir rapidamente para garantir a segurança da faixa de rodagem, mas com o menor impacto possível no tráfego rodoviário.
Porque é que a solução da Uretek foi escolhida:
- Rapidez
planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo; - Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva
a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos; - Monitorização laser de alta precisão
tanto durante como após a intervenção, as atividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado; - Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Water Barrier®
que, graças ao uso de resina expansiva e gel saturante, impede infiltrações; - Respeito pelo ambiente
a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Intervimos utilizando a tecnologia patenteada Uretek Water Barrier. A intervenção foi realizada mediante perfuração nas lajes, a montante e a jusante das juntas horizontais e nos muros, através dos quais foram injectadas resinas expansivas especiais no terreno de fundação.
Desta forma, estas áreas foram impermeabilizadas, reduzindo presença de água nas juntas da laje adjacente e nas juntas das paredes.
A redução de 90-95% na pressão das águas subterrâneas na parte de trás das lajes e revestimentos de parede permitiu o tratamento seguinte.
Nesta fase, a selagem das porosidades e fissuras no betão dos elementos foi efectuada com gel saturador, capaz de passar pelas lesões presentes em cada elemento, ou pelas descontinuidades residuais entre os diferentes corpos, eliminando qualquer passagem de água.
Observações
As resinas de poliuretano têm um módulo de elasticidade semelhante ao dos pavimentos e, além disso, sendo mais leves do que o próprio pavimento, não o sobrecarregam, mantendo inalteradas as pressões já existentes nos elementos existentes.
O PROJECTO EM DETALHE
Durante a intervenção, as juntas horizontais foram impermeabilizadas ao longo de 57 metros e as juntas verticais foram impermeabilizadas ao longo de 67 metros.
Nos elementos da caixa de betão armado, foram feitos furos de 12 milímetros a uma distância de cerca de 60/90 centímetros entre os eixos.