Impermeabilização de uma galeria ferroviária

    LOCALIZAÇÃO: Benevento - Itália

    DURAÇÃO: 24 dias

    PROBLEMA

    As infiltrações de água na galeria atravessavam tanto a abóbada como as paredes laterais.

    SOLUÇÃO 

    Impermeabilização da galeria - Tecnologia Uretek Water Barrier®

    Esta galeria ferroviária de via única está situada na linha Nápoles-Foggia, chama-se "Colle Limata", tem um comprimento de cerca de 340 m e uma altura de 4,50 - 5,00 m. É feita de blocos de pedra assentes com argamassa de cimento.

    PROBLEMA 

    As infiltrações de água na galeria atravessavam tanto a abóbada como as paredes laterais. As infiltrações nas paredes não levantavam problemas de segurança particulares, mas as da abóbada interferiam com a linha aérea de alimentação elétrica dos comboios, limitando a velocidade de trânsito dos mesmos. Já tinham sido feitas tentativas para eliminar as infiltrações com argamassas osmóticas aplicadas a partir do interior, mas não se obtiveram resultados significativos.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Utilização da tecnologia patenteada Uretek Water Barrier® que, graças à utilização de uma resina expansiva e de um gel saturante, impede as infiltrações nas paredes;
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    A intervenção teve como objetivo reduzir as infiltrações de água na abóbada da galeria numa extensão de cerca de 3,00/3,20 m, com um desenvolvimento linear total de 100,00 m. No total, foram tratados cerca de 315,00 m² de área de abóbada.

    Plano da zona de intervençãoPlano da zona de intervenção

    O WATER BARRIER é um sistema patenteado que utiliza a dupla ação eficaz da resina expansiva e do gel saturante. A resina sela as cavidades maiores e delimita o volume de terra que pode depois ser preenchido com injeções de gel.

    O PROJECTO EM PORMENOR

    O processo foi realizado em três secções da galeria, a 20 m, 60 m da entrada sul e 20 m da entrada norte, respetivamente.
    A intervenção foi efetuada em várias fases:

    • Perfuração manual.
    • Colocação de injetores.
    • Injeção de resina expansiva.
    Todo o equipamento para a intervenção foi colocado em 2 vagões ferroviários, com locomotivas de manobra, preparados com andaimes com um comprimento de 6 m, para que os trabalhadores da Uretek pudessem atingir a altura de trabalho necessária com toda a segurança.

    A zona de trabalho foi posicionada a -1,80 m da altura da abóbada.

    Os trabalhos foram efetuados exclusivamente durante a noite por 4/5 operadores que trabalhavam 2/3 horas por turno, aproveitando o facto de os comboios não circularem durante a noite. No total, a intervenção decorreu durante 24 noites, com um total de cerca de 50 horas de trabalho.

    Em resumo: 
    • Galeria ferroviária com 340,00 m de comprimento.
    • Altura da galeria 4,50-50 m.
    • Construída com blocos de pedra de aproximadamente 25 x 50 x 30 cm.
    • Intervenção em três troços de 100,00 m no total.
    • Tratamento de 315 m2 da superfície da abóbada.
    • Duração da intervenção: 24 noites, com um total de cerca de 50 horas.