Esta galeria ferroviária de via única está situada na linha Nápoles-Foggia, chama-se "Colle Limata", tem um comprimento de cerca de 340 m e uma altura de 4,50 - 5,00 m. É feita de blocos de pedra assentes com argamassa de cimento.
PROBLEMA
As infiltrações de água na galeria atravessavam tanto a abóbada como as paredes laterais. As infiltrações nas paredes não levantavam problemas de segurança particulares, mas as da abóbada interferiam com a linha aérea de alimentação elétrica dos comboios, limitando a velocidade de trânsito dos mesmos. Já tinham sido feitas tentativas para eliminar as infiltrações com argamassas osmóticas aplicadas a partir do interior, mas não se obtiveram resultados significativos.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Utilização da tecnologia patenteada Uretek Water Barrier® que, graças à utilização de uma resina expansiva e de um gel saturante, impede as infiltrações nas paredes;
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
A intervenção teve como objetivo reduzir as infiltrações de água na abóbada da galeria numa extensão de cerca de 3,00/3,20 m, com um desenvolvimento linear total de 100,00 m. No total, foram tratados cerca de 315,00 m² de área de abóbada.
O WATER BARRIER é um sistema patenteado que utiliza a dupla ação eficaz da resina expansiva e do gel saturante. A resina sela as cavidades maiores e delimita o volume de terra que pode depois ser preenchido com injeções de gel.
O PROJECTO EM PORMENOR
O processo foi realizado em três secções da galeria, a 20 m, 60 m da entrada sul e 20 m da entrada norte, respetivamente.
A intervenção foi efetuada em várias fases:
- Perfuração manual.
- Colocação de injetores.
- Injeção de resina expansiva.
A zona de trabalho foi posicionada a -1,80 m da altura da abóbada.
Os trabalhos foram efetuados exclusivamente durante a noite por 4/5 operadores que trabalhavam 2/3 horas por turno, aproveitando o facto de os comboios não circularem durante a noite. No total, a intervenção decorreu durante 24 noites, com um total de cerca de 50 horas de trabalho.
Em resumo:
- Galeria ferroviária com 340,00 m de comprimento.
- Altura da galeria 4,50-50 m.
- Construída com blocos de pedra de aproximadamente 25 x 50 x 30 cm.
- Intervenção em três troços de 100,00 m no total.
- Tratamento de 315 m2 da superfície da abóbada.
- Duração da intervenção: 24 noites, com um total de cerca de 50 horas.