Escola pública aproximadamente do ano de 1960. Anexo da portaria, de um só piso. Fundação composta de sapata contínua de 60 cm de largura, sob paredes de suporte de um pé.
O PROBLEMA
Como consequência da dessecação do terreno de apoio, surgiram fissuras no edifício anexo, a portaria que evidenciam uma perda da capacidade de carga do terreno sobre o qual assenta a fundação.
A solução Uretek foi escolhida pelas suas vantagens técnicas, operacionais e ambientais, destacando-se os seguintes fatores:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da exclusiva tecnologia Uretek Deep Injections®, que com a injeção da resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o terreno e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Como alternativa a uma solução tradicional, optou-se por uma tecnologia pouca invasiva e de rapidez de execução: Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
A intervenção foi executada em duas fases:
- 1.ª FASE – Compactação superficial: injeções à cota de apoio da fundação para melhorar as características geomecânicas do terreno e preencher os vazios presentes entre a fundação e o solo.
- 2.ª FASE – Consolidação em profundidade: injeções executadas em três (3) níveis de profundidade no volume de solo afetado pelas cargas.
O resultado da intervenção foi verificado através de monitorização laser durante as injeções, assim como um controlo, mediante medidores volumétricos e manómetros, da quantidade de resina injetada e da sua pressão de injeção.
Observações:
A intervenção, realizada pelos técnicos da Uretek com total autonomia, constitui um exemplo da eficácia desta técnica, juntamente com a rapidez de execução e flexibilidade operativa, num contexto delicado.
O resultado foi confirmado mediante a realização de várias ensaios de penetração dinâmica, antes e depois da intervenção, para avaliar a melhoria da capacidade de carga do terreno.
O PROJECTO EM DETALHE
A intervenção de recompressão e consolidação efetuada na Escola Pública Barcelona teve como objetivo a injeção de resina no terreno de fundação em 9 metros lineares sob as sapatas de fundação contínua.

A tecnologia aplicada, protegida pela Patente Europeia n.º 0851064 propriedade da empresa Uretek, permitiu a recompressão em profundidade do terreno através da injeção no próprio terreno de resinas de poliuretano de elevada capacidade de expansão, que ao expandirem transmitiram ao volume sólido ao seu redor uma ação de compactação que leva a um aumento da capacidade de carga.
Sabe-se que as patologias ocorridas são consequência da dessecação produzida nos últimos anos. E que o último verão, especialmente seco, levou ao aumentou significativo das fissuras.
A melhoria calculada, medida in situ com ensaios de penetração dinâmica executadas em toda a fundação, está representada em termos de resistência penetrométrica à ponta qc.



