Estabilização de muro de contenção em Guadalix de la Sierra

    LOCALIZAÇÃO: Guadalix de la Sierra - Madrid
    ANO: 2021
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO: 3 dias

    PROBLEMA

    O muro apresentava fissuras provocadas pelo impulso do terreno.

    SOLUÇÃO 

    Estabilização de um muro de contenção com injecções de resina expansiva - Tecnologia Uretek Microanchors®.

    O objetivo da intervenção é a consolidação de um muro de contenção de terras, localizado entre dois terrenos, através da instalação de 1 fila de tirantes. As dimensões do muro são as seguintes: comprimento 19 metros lineares, altura 2,70 metros.

    PROBLEMA 

    O muro apresenta fissuras provocadas pelo impulso do solo na parte de trás do muro. O terreno que o muro suporta é constituído por enchimentos de 2,5 metros de espessura.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Microanchors®: injeção de resinas especiais de expansão na parede para a estabilizar.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    Em oposição às alternativas tradicionais, como a instalação de ancoragens ou cavilhas, com o custo acrescido e a inconveniência da utilização de maquinaria pesada que isso implica, optou-se pela tecnologia MicroAnchors®, através da qual foram instaladas microancoragens sucessivas, localizadas a 2,0 metros do solo, com uma separação de aproximadamente 1 metro entre cada tirante.

    Esta solução apresenta várias vantagens relativamente a outras técnicas, nomeadamente o facto de ser pouco invasiva, a rapidez de execução e a facilidade de acesso à zona de trabalho.

    A intervenção com tecnologia Uretek MicroAnchors® foi efectuada em quatro fases:

    • 1ª FASE: Perfuração: Nesta fase, as perfurações de 26 mm de diâmetro foram efectuadas de forma rápida e minimamente invasiva, utilizando equipamento manual.
    • 2ª FASE: Instalação: As micro-ancoragens são inseridas de forma percussiva nas perfurações efectuadas na primeira fase.
    • 3ª FASE: Injeção: Consiste na utilização da resina expansiva URETEK Geoplus® por injeção através dos tubos instalados, para obter um bolbo resistente na ponta que permita a sua fixação e aperto.
    • 4ª FASE: Tensão: Imediatamente após a injeção da resina, a tensão é realizada por um sistema mecânico que regula as tensões com uma célula de carga.

    Observações:

    Com base na informação fornecida pelo Cliente, foi definida uma intervenção que, realizada pelos técnicos da Uretek em total autonomia, é um exemplo da eficácia desta técnica, aliada à rapidez de execução e flexibilidade operacional, num contexto delicado, sendo uma alternativa eficaz para a estabilização de paredes.

    O PROJECTO EM DETALHE

    A intervenção foi efectuada num muro de suporte entre dois lotes de terreno. Na altura da intervenção, a moradia unifamiliar do terreno, situada no número 9, no município madrileno de Guadalix de la Sierra, estava em construção. O objetivo da obra era consolidar um muro de contenção de terras constituído por enchimentos. A duração dos trabalhos foi de 3 dias úteis.

    descrição da intervenção

    O muro é construído com blocos termoargilosos de 26 cm de largura, colocados entre perfis metálicos HEB instalados a cada 3 metros lineares de muro. Na parte de trás do muro foi projetado um gunite reforçado de 6-8 cm. As dimensões do muro são de 19 ml. As dimensões do muro são de 19 m de comprimento e 2,7 m de altura.

    As micro-ancoragens são constituídas por tubos de 12x1,5 mm e outros elementos de aço inoxidável, tais como bobinas e tiras, com cabos de aço no interior, que serão tensionados após a instalação no solo. Cada micro-ancoragem pode ser accionada manualmente.

    Os ensaios de resistência à rotura das microancoragens são resumidos a seguir:

    ensaios de limite de elasticidade e de fratura

    O projeto para a instalação de micro-ancoragens com base nas características da parede e dos materiais é o seguinte:

    • Fixação do muro com uma fila de microancoragens, espaçadas de 1 metro e a uma altura de 2 metros.
    • Cada micro-ancoragem terá um comprimento aproximado de 5 metros, com um ângulo de inclinação de 20º em relação à horizontal.
    • As resinas de poliuretano Geoplus® serão injectadas em cada microancoragem através dos tubos para obter o bolbo resistente na ponta, de modo a obter um apoio suficiente para permitir o tensionamento dos cabos, que estarão a 70% da pressão de projeto.