Eliminação de infiltração num túnel de estação de metro

    LOCALIZAÇÃO: Estação de metro de Bourse, Paris - França
    ANO: 2024
    DURAÇÃO DO PROJECTO: 9 noites

    PROBLEMA

    Durante uma inspeção de rotina, foram detetadas infiltrações de água num túnel na estação de metro de Bourse, em Paris. Estas infiltrações comprometiam a estanquidade das estruturas de alvenaria e a sua ligação com os elementos metálicos do túnel, ameaçando a integridade da infraestrutura e criando um risco de degradação. A água infiltrava-se através de fissuras e microfissuras, acentuando as patologias já existentes.

    SOLUÇÃO

    Foi aplicada a tecnologia Water Barrier ®, uma solução reconhecida pela sua eficácia em eliminar infiltrações em estruturas subterrâneas. O principal objetivo era estancar as infiltrações através da injeção de resina na alvenaria entre o solo e a estrutura.

    Para eliminar a infiltração na alvenaria, muitas vezes afetadas por descontinuidades como juntas e fissuras foram realizadas injeções de resina expansiva e gel impermeabilizante URETEK®. O processo patenteado URETEK Water Barrier ® permitiu reabilitar a alvenaria, melhorando assim o problema.

    O CONTEXTO

    O túnel em questão faz parte de uma passagem inferior sob a Place de la Bourse, que liga diferentes estações de metro de Paris. Trata-se de uma infraestrutura estratégica no coração da capital, onde qualquer intervenção deve ser cuidadosamente planeada para evitar interrupções no serviço. Uma inspeção preliminar revelou danos importantes na parte inferior da passagem, o que exigiu uma intervenção rápida para evitar danos maiores.

    O PROBLEMA 

    O principal desafio consistia em intervencionar eficazmente todos os vazios e fissuras da estrutura, respeitando rigorosamente os prazos. De facto, os trabalhos tinham de ser realizados à noite, durante as horas de encerramento do metro, deixando apenas uma margem de quatro horas por noite para as intervenções. Era, portanto, necessária uma intervenção precisa e duradoura para garantir a segurança dos utilizadores e a longevidade da infraestrutura.

    Porque é que a solução da Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: Um planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução permitiram que o trabalho fosse concluído em apenas alguns dias.
    • Minimamente invasiva: A intervenção proposta pela Uretek não exigiu escavações nem trabalhos de alvenaria e não produziu resíduos ou sujou a zona.
    • Intervenção localizada: A equipa da Uretek delimitou a zona de intervenção, permitindo o fluxo normal do tráfego.
    • Acompanhamento contínuo dos trabalhos: Durante e após a intervenção, as atividades foram monitorizadas com recurso a tecnologias laser.
    • Utilização da tecnologia patenteada Uretek Water Barrier®: A utilização de uma resina expansiva e de um gel impermeabilizante eliminam a infiltração das paredes.
    • Amigo do ambiente: A mistura das resinas Uretek® gera um produto final inerte, que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
    • A Uretek é certificada para a categoria de especialização LOC001 (SQ011 - SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO “OBRAS CIVIS EM OBRAS FERROVIÁRIAS”) e pelo SNFC pelo seu know-how no setor ferroviário.

    A SOLUÇÃO

    A equipa de intervenção começou por estabelecer uma malha de injeção na zona-alvo. De seguida, foram feitos furos com 10 a 12 mm de diâmetro, que permitiram a introdução dos tubos de injeção.
    A URETEK® implementou um processo em duas fases para a eliminação da infiltração.

    • Primeiro, a resina expansiva com caraterísticas reativas à água foi injetada na estrutura, onde polimerizou em contacto com a água, preenchendo os vazios.
    • Em seguida, foi aplicado um gel saturante para preencher os restantes vazios, garantindo a proteção contra as infiltrações de água. A resina e o gel difundiram-se perfeitamente através das fissuras, como o comprova o ressurgimento do produto observado durante as injeções.

    Estas operações foram efetuadas rapidamente graças a perfurações precisas na alvenaria, sem perturbar os usuários do metro.

    Esta solução permitiu não só a intervenção em 59 m² de alvenaria e eliminar as infiltrações de água, mas também garantir a durabilidade da estrutura durante vários anos, respeitando os prazos rigorosos impostos pela continuidade da exploração da estação de metro.