Consolidação dos terrenos sob a via no Metro de Madrid

    LOCALIZAÇÃO: Metro de Madrid
    ANO: 2022
    DURAÇÃO: 4 dias

    PROBLEMA

    Necessidade de aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação e levantamento do solo de fundação com injecções de resina expansiva Uretek Geoplus® - tecnologias Uretek Floor Lift® e Uretek Deep Injections®.

    Intervenção de consolidação do solo de fundação com resinas expansivas realizada num troço da linha 5 do metro entre as estações de Carabanchel e Vista Alegre.

    PROBLEMA 

    Esta intervenção consistiu em aumentar a capacidade de suporte do solo de fundação da estrutura em causa, de modo a obter uma tensão admissível do solo sob a fundação suficiente para suportar as cargas transmitidas pela estrutura e estabilizar o assentamento da estrutura.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação das tecnologias exclusivas Uretek Floor Lift® e Uretek Deep Injections® que, graças à injeção da resina expansiva Uretek Geoplus® a alta pressão de inchamento, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    A intervenção de compactação e consolidação realizada teve como objetivo aumentar a capacidade de suporte do solo de fundação (melhoria das características mecânicas e hidráulicas do solo tratado).

    A tecnologia aplicada, protegida pela Patente Europeia n.º 0851064 da empresa Uretek Srl, permite a compactação do solo em profundidade através da injeção no próprio solo de resinas de poliuretano com elevada pressão de expansão, que, expandindo-se, transmitem ao volume sólido à sua volta uma ação compactadora que provoca um aumento da capacidade de carga.

    As injecções, a fim de cobrir todo o volume de solo a tratar, são realizadas através da colocação de tubos de injeção perfurados a diferentes profundidades, de modo a poder tratar o solo até à profundidade total indicada no projeto.

    Os trabalhos de consolidação foram realizados numa superfície total de 588 m² num único nível.

    Zona de intervenção

     

    O PROJECTO EM PORMENOR

    A execução dos furos de injeção foi efectuada por meio de brocas manuais eléctricas de rotopercussão com uma energia de impacto correspondente a um máximo de 12 14 Joules e uma frequência de 1.200 2.800 golpes/minuto. Este sistema de perfuração, que foi amplamente testado em estruturas de elevado valor, não transmite vibrações consideráveis às estruturas.

    Os furos, com um diâmetro de 12 mm, foram perfurados através da laje de betão das áreas tratadas, a distâncias regulares entre 1,20x1,20 m e 1,50x1,50 m. Desta forma, é possível atingir o solo a tratar e localizar com precisão o efeito das injecções.

    A colocação dos tubos de injeção foi efectuada após a perfuração, sendo os tubos de aço introduzidos através do furo de perfuração por percussão.

    O padrão de injeção foi feito num máximo de dois metros de pacote de solo.

    Das sondagens efectuadas durante a investigação anterior realizada pela URETEK, bem como das sondagens efectuadas durante a intervenção de consolidação, foi possível verificar que o plano de apoio da fundação da zona a tratar, se encontra a uma profundidade de cerca de 0,30 m.

    Injeção
    A fase de injeção é realizada através da utilização de uma pistola que, fixando-se à boca do tubo de injeção, injecta a resina de alta pressão de expansão, previamente misturada numa câmara especial de pré-mistura no interior do tubo, na conduta enterrada.

    A utilização de instrumentos de nivelamento a laser permitiu monitorizar constantemente a estrutura, provocando deslocamentos verticais durante a injeção.

    A interrupção da injeção de resina foi determinada pela ocorrência de uma das seguintes condições:

    • O levantamento da estrutura ou o
    • Limite da pressão da bomba que injectava a resina no circuito primário, indicando o elevado grau de compactação obtido no conjunto resina/solo.

    As operações de injeção foram aplicadas injectando primeiro o material nos níveis mais superficiais e depois nos níveis mais profundos.

    Ensaio penetrométrico