Localizado no Barrio Concha 61 no Valle de Carranza em Bizkaia, construído em 1916. A fundação contínua está a uma profundidade de 2,2m e é constituída por blocos de pedra.
PROBLEMA
Existência de fissuras e assentamentos nos muros nordeste e sul (entrada da igreja) tanto no exterior do edifício como no interior; estas são mais visíveis nos arcos no interior, janelas e nas alvenarias das fachadas. Da mesma forma, há assentamentos nos muros que suportam os alpendres.
Razões para a escolha da Uretek:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com a sua elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas;
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
Solução
Os primeiros estudos sobre a estrutura indicam assentamentos no terreno, verificando a necessidade de melhorar as características geomecânicas do suporte das fundações. Optou-se por a tecnologia Uretek Deep Injections® pois é uma tecnologia minimamente evasiva e de rápida execução, com injecções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
A intervenção foi levada a cabo em duas fases:
- 1ª FASE – Compactação superficial: injecções ao nível do suporte da fundação para melhorar as características geomecânicas do terreno e preencher as lacunas entre a fundação e o terreno.
- 2ª FASE – Consolidação profunda: injeções feitas a três (3) níveis de profundidade para a zona central e a dois (2) níveis nos muros dos pórticos perimetrais no solo afetado pelas cargas.
O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização a laser durante as injeções e controlada através de medidores volumétricos e manómetros, da quantidade de resina injetada e da sua pressão de injeção.
Observações:
A intervenção, realizada por técnicos da Uretek com total autonomia, é um exemplo da eficácia desta técnica, juntamente com a rapidez de execução e flexibilidade operacional, em circunstâncias sensíveis. O resultado final foi confirmado por dois testes de penetração dinâmica contínua, confirmando a melhoria do terreno em resistência penetrométrica por ponto.
PROJETO EM DETALHE
INTERVENÇÃO
Os estudos geotécnicos da área descreveram o suporte o apoio da fundação como argila siliciosa e limos arenosos de origem coluvial e eluvial de grande espessura, encontrando o substrato rochoso a uma profundidade superior a 11m. A intervenção de consolidação e compressão realizada na Igreja de Santa Maria, situada no nº 60 no bairro de Soscaño no Valle de Carranza (Bizkaia), envolveu a injeção de resina no terreno de fundação em cerca de 101 metros lineares sob as fundações contínuas dos muros da nave central e 60 metros lineares dos muros das varandas. Esta intervenção efetuada de forma continua na zona mais afetada.
A tecnologia aplicada, com Patente Europeia nº 0851064 propriedade da empresa Uretek, permitiu a compactação e consolidação profunda do solo através da injeção de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão, que resultou numa melhoria da capacidade de carga.
As injeções, a fim de cobrir todo o solo a ser tratado, foram realizadas colocando tubos de injeção a diferentes níveis de profundidade. O plano de intervenção consistiu em injectar no nos primeiros três (3) metros abaixo do apoio das fundações.
O Departamento Técnico da Uretek, após uma inspeção minuciosa do edifício e estudo da documentação fornecida, considerou a solução para resolver o problema. A melhoria calculada, que pode ser medida in situ com um teste de penetração dinâmica executado a uma distância do eixo da fundação de aproximadamente 0,50 m, é representada em termos de resistência à ponta qc.
Como pode ser visto nos seguintes gráficos comparativos dos testes de penetração dinâmica do tipo DPM30 realizados, a melhoria da resistência à penetração por ponta do terreno é apreciável.