Consolidação do terreno da via de uma estrada provincial

    LOCALIZAÇÃO: Ctra. HU-3107 p.k. 9+900 a 12+435 (Huelva)
    ANO: 2024
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO: 25 dias úteis
    ÁREA TRATADA: >5.000 m2 
    CLIENTE: PROBISA S.A.

    PROBLEMA 

    Abatimento do bordo exterior da faixa de rodagem com fissuração longitudinal e sulcos.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do terreno de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Deep Injections®.

    A intervenção de consolidação foi realizada através da injeção de resina Uretek Geoplus no solo entre -0,7 e -1,7 m, a fim de melhorar as características mecânicas e, sobretudo, hidráulicas da camada afetada. A superfície intervencionada foi superior a 5 000 m² em diferentes larguras (1, 2 e 3 m a partir do bordo exterior). 

    PROBLEMA 

    Devido à entrada de água no solo sob a camada de alcatrão e a base de brita, o solo argiloso sofreu processos de expansão e secagem, causando deformações que foram transferidas para a camada de pavimento. As sucessivas reparações superficiais não resolveram o problema. 

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
    • Preços competitivos;
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de alta capacidade de expansão, compacta o terreno,  aumenta a sua resistência dinâmica, capacidade de carga e estabiliza a estrutura.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    Para resolver o problema, optou-se por uma tecnologia cujas características são a baixa invasividade e a rapidez de execução: Uretek Deep Injections® com o sistema de injeção Uretek Multipoint® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.

    O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização laser durante as injeções, bem como com a realização de ensaios de penetração dinâmica, tanto antes como depois da intervenção (evidência da melhoria da capacidade de suporte do solo intervencionado). Além disso, foi realizado um ensaio de sísmica antes e depois da intervenção numa seção inicial para verificar as alterações ocorridas no solo.

    No total, mais de 5 000 m² de terreno foram intervencionados.

     

    O PROJECTO EM DETALHE

    Plano da zona de intervenção

    A estrada provincial HU-3107 estende-se entre os municípios de Beas e Candón, mas este troço foi dividido em dois projectos. O primeiro projeto é o troço Clarines-Beas, entre os pontos quilométricos 9+900 e 12+435.

    A camada de alcatrão apresenta deformações e fissuras quase totalmente no sentido longitudinal, a uma distância variável das valas em função da distância a que a água entrou na plataforma. Sob a camada de pavimento existe uma base de cerca de 70 cm que se encontra em bom estado de compactação, a base assenta sobre uma argila que sofreu processos de expansão e secagem devido à abertura das valas ao longo de todo o percurso e à entrada de água na plataforma através das mesmas.

    Os processos de expansão e secagem acima mencionados provocam a deformação do pavimento, o que é prejudicial para a segurança rodoviária.

    Fissuras na estrada

    A intervenção consistiu em melhorar o terreno entre -0,7m e -1,7m utilizando a tecnologia Uretek Deep Injections e o sistema Multipoint, de tal forma que os múltiplos orifícios dispostos ao longo de todo o comprimento (e especialmente calibrados para que a saída de resina seja uniforme) permitem uma intervenção homogénea para conseguir uma melhoria das características mecânicas e, sobretudo, hidráulicas do solo tratado, atenuando os efeitos dos ciclos de expansão e secagem do terreno. Os resultados dos ensaios de penetração mostraram uma melhoria significativa após a injeção, como se pode ver no ensaio de penetração dinâmica número 6 à direita:

    Gráfico de ensaio penetrométrico