Trata-se de um edifício de três andares (rés do chão + dois andares). É o edifício do comboio naval no arsenal militar de Ferrol (A Coruña).
PROBLEMA
O estudo de caso baseia-se nas informações recolhidas no ESTUDO INICIAL DETERMINAÇÃO DO ESTADO SUBSOLAR DO SECTOR SW DO EDIFÍCIO DO COMBOIO NAVAL NO ARSENAL MILITAR, FERROL (A CORUÑA), realizado pela Terrae Geoconsulting, abril de 2021: Com base nos resultados das investigações geotécnicas realizadas, verifica-se que o subsolo da parcela é constituído por um nível de enchimento de resistência variável com características muito heterogéneas formado por solos finos siltosos a argilosos, que em sectores se verificou que apresentam valores muito baixos de greve, o que pode indicar fenómenos de lavagem.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as atividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação das tecnologias exclusivas Uretek Floor Lift® e Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
A solução tradicional de demolição do pavimento, enchimento e compactação do fundo e construção de um novo pavimento implicava um impacto mais longo e mais dispendioso nas operações aeroportuárias do que a solução final, além de evitar o encerramento da pista ou a deslocação da soleira. Foi escolhida uma tecnologia cujas características são a baixa invasividade e a rapidez de execução: Uretek Floor Lift mais Uretek Deep Injections com injecções de resina expansiva Uretek.
A intervenção foi efectuada na junta entre as estacas do edifício na zona das portas, bem como no pavimento e plataforma próximos.
O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização por laser durante as injecções, bem como um controlo, através de medidores volumétricos e manómetros, da quantidade de resina injectada e da sua pressão de injeção.
O PROJECTO EM DETALHE
A nossa intervenção para a consolidação do solo sob a cintagem e o pavimento é solicitada para resolver as patologias detectadas através do método Uretek e de acordo com a Tecnologia Uretek Floor Lift e Uretek Deep Injections (um Know How exclusivo da Uretek que realiza milhares de casos todos os anos em todo o mundo), que permite manter o Edifício operacional e que se basearia na melhoria das características do solo sob o pavimento (2 m) e sob a cintagem da porta (5 m) através de injecções de resina de poliuretano. A utilização desta tecnologia permitirá aumentar a capacidade de suporte do solo de fundação. Este método permite a densificação em profundidade do solo, através da injeção no próprio solo de resinas de poliuretano com elevada pressão de expansão, as quais, ao expandirem-se, transmitem ao volume sólido à sua volta uma ação compactadora que conduz a um aumento da capacidade de carga.
A resina sai ao mesmo tempo de todos os orifícios da cânula de injeção (12-14 orifícios por cânula).
A disposição dos orifícios, calibrados e aumentando de tamanho com a profundidade, foi concebida de forma a garantir:
- Um tratamento homogéneo: a capacidade da resina que sai é semelhante em todos os orifícios.
- Uma ação localizada: as injecções são feitas de forma intermitente, de modo a que a resina permaneça perto de cada ponto de injeção.
- A segurança das injecções: a resina sai de todos os orifícios ao mesmo tempo, com a mesma capacidade e com pressão suficiente para vencer a resistência do solo e evitar que qualquer orifício fique entupido durante a injeção.