Consolidação do terreno sob pavimento no Aeroporto de Saragoça

    LOCALIZAÇÃO: Aeroporto de Saragoça - Espanha

    ANO: 2021

    DURAÇÃO: 31 dias

    PROBLEMA

    Necessidade de aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do terreno de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Multipoint®.

    O Aeroporto de Saragoça é um aeroporto público espanhol propriedade da Aena, situado a 10 km a sudoeste do centro da cidade de Saragoça. Está situado no distrito de Garrapinillos, no município de Saragoça. É um aeroporto conjunto civil-militar, partilhando pistas e algumas instalações com a Base Aérea de Saragoça.

    PROBLEMA 

    Existia uma pequena secção da pista 12L/30R (aproximadamente 200 m de comprimento) onde a capacidade de carga era inferior à do resto da pista. Durante a inspeção, verificou-se que a área apresentava vários abatimentos, em que o maior abatimento tinha 69 cm.

    Para além disso, foram identificados patamares com deformações no terreno natural sob o abatimento, que indicava envolventes de deformação maiores. As anomalias detectadas, a profundidades de cerca de 2,6 m, poderiam estar associadas a vazios no terreno.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Multipoint® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com grande capacidade de expansão, consolida o terreno e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    A nossa intervenção para a consolidação do terreno sob o pavimento é solicitada para a recuperação do pavimento da pista na zona afetada, utilizando o método Uretek Multipoint® (um know-how exclusivo da Uretek, utilizado em milhares de casos todos os anos em todo o mundo), que permite manter a pista operacional e que se baseia na melhoria das características do terreno sob o pavimento através de injeções de resina de poliuretano.

    A utilização desta tecnologia permite aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação do troço de pista entre 1200 m e 1450 m. Este método permite a compactação em profundidade do solo, através da injeção no próprio solo de resinas de poliuretano com grande capacidade de expansão, as quais, ao se expandirem, transmitem ao volume sólido à sua volta uma ação compactadora que conduz a um aumento da capacidade de carga.

    O PROJECTO EM DETALHE

    O objetivo da intervenção de consolidação e preenchimento de vazios teve como objetivo recolocar a laje em contacto com o terreno de suporte, consolidando-o à superfície.
    As injecções com a tecnologia Uretek Multipoint® são realizadas com tubos de injeção de aço de 12 mm de diâmetro, tamponados, dotados de orifícios milimétricos calibrados na superfície lateral que permitem que a resina flua simultaneamente e na mesma medida e quantidade através de todos os orifícios da superfície lateral durante a fase de injeção no solo. A calibração dos furos, ou seja, a definição do diâmetro e da posição dos furos na superfície lateral do tubo de injeção, garante um tratamento uniforme do volume de solo atravessado na vertical pelos tubos de injeção.

    Os trabalhos foram realizados durante a noite (8h), fora do horário de funcionamento, e a pista voltou a estar operacional no início do dia seguinte, sem afetar o aeroporto. A intervenção incluiu uma extensão de 11.250 metros quadrados sob uma zona da pista do aeroporto.

    A injeção foi realizada a uma profundidade de 1,00 m a partir da superfície de apoio do pavimento, utilizando a tecnologia Uretek Multipoint.
    A utilização de instrumentos de nivelamento a laser permite uma monitorização constante da estrutura, detectando micro-deslocamentos verticais durante a injeção.

    Uma vez concluída a injeção, o excesso de tubo é extraído manualmente ou com um extrator hidráulico e o furo é coberto com argamassa de reparação. Esta ação garante que o tubo de injeção ficará a 30 cm da superfície de trabalho.

    Ensaios penetrométricos

    Controlo e teste
    A intervenção foi monitorizada continuamente com tecnologia laser com uma precisão de > 0,1 mm. Foram igualmente efetuados 15 ensaios de penetração dinâmica (7 ensaios antes dos trabalhos e 8 ensaios após a conclusão) para verificar as melhorias conseguidas.