O objeto da intervenção é um santuário do século XVI que foi renovado em 2006 com a mudança dos telhados. A fundação no edifício original é a própria parede apoiada ao nível de -1,4m (pedra) e nas ampliações é uma sapata contínua de 0,6m de canto (betão armado).
PROBLEMA
As ampliações por detrás do edifício principal estão a assentar, pois não estão protegidas e a água da chuva entra facilmente nas fundações. Formam-se fissuras no contacto entre os dois elementos, bem como nas próprias fachadas. Até a zona dos camarins está danificada.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o terreno, aumenta a sua resistência dinâmica, capacidade de carga e estabiliza a estrutura.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
A direção da obra, que já tinha tido experiência noutras intervenções com a tecnologia Uretek Deep Injections, propôs diretamente como solução uma tecnologia pouco invasiva e de rápida execução: Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
A intervenção foi efetuada em duas fases:
- 1ª FASE - Compactação superficial: injeções ao nível do terreno de fundação para melhorar as caraterísticas mecânicas do solo e preencher os espaços vazios entre a fundação e o terreno.
- 2ª FASE zona 2 níveis - Consolidação em profundidade: injeções executadas em um (1) nível adicional de profundidade no volume de solo afetado pelas cargas sobre as paredes na zona do camarim.
- 2ª FASE zona 3 níveis - Consolidação em profundidade: injeções realizadas em dois (2) níveis adicionais de profundidade no volume de solo afetado pelas cargas nas paredes da zona oficina-armazém.
O PROJETO EM DETALHE
Os trabalhos de recompressão e consolidação efetuados no Santuário de Nra. Sra. da Consolação em Utrera (Sevilha), consistiram na injeção de resina no terreno de fundação de cerca de 13,5 ml de fundações em dois níveis na zona da capela e 29,5 ml de fundações em três níveis na zona ampliada.
e 29,5 ml de fundações em 3 níveis na área alargada.
O solo é constituído por uma camada de 1,4 metros de profundidade de solos de compactação média a fraca, seguida de 1,8 metros de areias argilosas de compactação média a densa.
Dado o nível de suporte das fundações ser diferente consoante a zona (1,4m na zona dos camarins e 0,6m na zona alargada), o número de níveis executados foi diferente, de modo a garantir o sucesso da intervenção.
A tecnologia aplicada, protegida pela patente europeia n.º 0851064 da empresa Uretek Srl, permitiu a compactação do terreno em profundidade através da injeção de resinas de poliuretano com elevada pressão de expansão no próprio terreno que, ao expandir-se, transmitiram ao volume sólido à sua volta uma ação de compactação que resulta num aumento da capacidade de carga.
De modo a cobrir todo o volume de solo a tratar, as injeções foram efetuadas através da colocação de tubos de injeção alternados a diferentes profundidades, designados “níveis”.
O plano de intervenção consistiu em injetar no volume de solo nos primeiros dois/três (2/3) metros abaixo do nível da fundação, consoante a zona.