A intervenção realizada nesta superfície comercial teve como objetivo consolidar o terreno, preencher vazios presentes sobre o pavimento, aumentar a capacidade de carga do terreno e garantir uma tensão admissível do terreno sob a laje suficiente para suportar as cargas transmitidas pela mesma.
O PROBLEMA
Verificaram-se patologias indicativas de abatimentos das lajes térreas, nomeadamente, fissuras nos pavimentos e desníveis em algumas zonas.
As patologias parecem vir a ocorrer ao longo dos anos, acompanhamento a estabilização do aterro, sendo que estas já são visíveis a alguns anos.
Verificou-se ainda através de várias sondagens na zona a intervir, vazios sob a laje e uma diferença significativa da espessura desta em certos pontos em comparação com outros.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de alta capacidade de expansão, compacta o terreno, aumenta a sua resistência dinâmica, capacidade de carga, preenche os vazios e estabiliza a estrutura.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
A fim de resolver o problema, optou-se por uma tecnologia pouco invasiva e de rápida execução: Uretek Floor Lift® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização laser durante as injeções, bem como com a realização de ensaios de penetração dinâmica, tanto antes como depois da intervenção (evidência da melhoria da capacidade de carga do solo intervencionado).
No total foram intervencionados cerca de 1600 m² de pavimento.
O PROJECTO EM PORMENOR
A intervenção foi realizada com o objetivo de preencher os vazios presentes sob a laje de pavimento térreo e aumentar a capacidade de carga do terreno e para este para atingir uma tensão admissível suficiente para suportar as cargas transmitidas por o pavimento.
Os trabalhos de consolidação foram efetuados em 1600 m² de pavimento térreo.
O plano de apoio da laje de pavimento térreo encontra-se a uma profundidade que varia sensivelmente entre 0.3 e 0.4 m da superfície de trabalho, sendo este o nível para realizar as injeções.
Os trabalhos foram executados em horário noturno de forma a causar o menos impacto possível, visto a loja estar a funcionar normalmente durante o dia.
Durante a intervenção foi necessário realizar alguns ajustes na malha de injeção de forma a evitar a necessidade de mobilização de equipamentos e mobiliário existente.
A intervenção foi concluída num período inferior ao inicialmente previsto, visto a equipa de intervenção possuir mais um elemento do que perspetivado e ter sido permitido pela fiscalização perfurar e deixar os orifícios preparados a injetar de um dia para o outro, aumentando desta forma o rendimento da equipa.
Uma vez detetado o início do levantamento, a injeção foi interrompida com a garantia de se ter preenchido os vazios e estabilizado o movimento original que provocou o assentamento da laje. Posteriormente, uma análise comparativa dos ensaios de penetração efetuados antes e depois da intervenção ratifica o aumento da resistência dinâmica obtida no solo tratado, como se pode verificar em seguida no ensaio 2 e 3.