A intervenção de consolidação foi realizada através da injeção de resina Uretek Geoplus no terreno de suporte da piscina e no pavimento, a fim de melhorar os parâmetros de resistência e de deformabilidade que afectavam o material de fundação. A superfície tratada foi de 509 m² de laje de piscina e 150 m² de pavimento.
PROBLEMA
Devido ao abatimento que se tinha verificado tanto na piscina como na zona adjacente, foi necessário efetuar uma intervenção para consolidar o terreno de fundação que se encontrava sob a laje.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift e Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o terreno, estabiliza as estruturas e permitir levantar o pavimento à cota original.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Para resolver o problema, optou-se por uma tecnologia cujas características são a baixa invasividade e a rapidez de execução: Uretek Deep Injections® e Uretek Floor Lift® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
O resultado da intervenção foi verificado por monitorização laser durante as injeções, bem como pela execução de ensaios de penetração dinâmica, antes e depois da intervenção (evidência da melhoria da capacidade de suporte do solo tratado).
Um total de 509+150 m² de solo foi intervencionado.
O PROJECTO EM DETALHE
O complexo hoteleiro foi construído em 2004, em 2013 houve um grande assentamento na piscina infantil que foi reparado, em 2017 houve uma grande fuga nas bacias das piscinas 2 e 3. A fuga provocou um assentamento das bacias da piscina principal de até 8-10 cm entre zonas opostas, pelo que o canal de transbordo perimetral da piscina não estava a funcionar corretamente. Pelo mesmo motivo, foram criadas zonas ocas sob o peitoril do deck da piscina adjacente.
A fundação da piscina é uma laje de betão de 30cm de H.A., assim como o pavimento da mesma.
A propriedade vai reformar a piscina, construindo uma nova piscina no interior de menor dimensão (330 m²) e utilizando o resto da piscina antiga para outros fins. Por conseguinte, é necessário consolidar toda a superfície da piscina antiga e a zona de pavimento afetado.
Embora os elementos afetados estejam sobre um aterro de 8-10 m de espessura, os estudos geotécnicos fornecidos indicam que a espessura do solo afetado é de cerca de 2 m abaixo do apoio dos elementos. O cliente indica que a tensão máxima a ser transmitida pela piscina será de 0,3kp/cm².
A intervenção resultou em:
- Melhoria do solo em 2 níveis até 2 metros abaixo da fundação da piscina numa malha de 1,2x1,2m com injeções a 0,35m e 1,35m de profundidade.
- Melhoria do solo em 2 níveis até 2 metros abaixo do deck da piscina numa malha de 1,0x1,0m com injeções a 0,30m e 1,30m de profundidade.