A intervenção de consolidação foi realizada através da injeção de resina Uretek Geoplus no terreno de apoio da laje e das novas sapatas, de modo a melhorar os parâmetros de resistência necessários à nova estrutura prevista.
O PROBLEMA
A necessidade de realizar os trabalhos mantendo o funcionamento do edifício e utilizando num espaço reduzido fez com que a técnica de Injeção de Resina da Uretek fosse a mais adequada.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: um planeamento e uma calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as atividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação das tecnologias exclusivas Uretek Floor Lift® e Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Para resolver o problema, optou-se por uma tecnologia pouco invasiva e de rápida execução: Uretek Deep Injections® e Uretek Floor Lift® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
O resultado da intervenção foi verificado por monitorização laser durante as injeções, bem como pela execução de ensaios de penetração dinâmica, antes e depois da intervenção (evidência da melhoria da capacidade de suporte do solo tratado).
Um total de 284 m² de solo e 21 sapatas isoladas foram intervencionadas.
O PROJETO EM PORMENOR
As fundações da nova estrutura a tratar resolve-se com 21 novas sapatas de fundação entre 1 x 1 m e 1,5 x 1,5 m, bem como com apoio direto sob a laje tratada, para os pilares com cargas inferiores a 10 toneladas.
A laje é feita de betão com malha metálica, com uma espessura de 25 - 30 cm.
O tratamento consistiu em melhorar o terreno em 2 níveis de até 2 metros abaixo das fundações, tanto nas novas sapatas como nas lajes, alcançando tensões admissíveis de até 1,5 Kg/cm2.