Consolidação do terreno de uma infraestrutura de drenagem na estrada

    LOCALIZAÇÃO: Tarragona - Espanha

    ANO: 2012

    DURAÇÃO: 2 dias

    PROBLEMA

    Uma infiltração de água através da junta de dilatação provocou a lavagem do terreno de suporte originando uma cavidade de cerca de 40 cm sob o a estrutura e uma segunda de cerca de 3 metros de profundidade.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do terreno de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - tecnologia Uretek Deep Injections®.

    Trata-se de uma infraestrutura de drenagem executada in situ, apoiada sobre uma laje de betão armado de 60 cm, com uma grande abertura na junta de dilatação central da mesma.

    PROBLEMA 

    Uma infiltração de água através da junta de dilatação provocou a lavagem do terreno de suporte originando uma cavidade de cerca de 40 cm sob o a estrutura e uma segunda de cerca de 3 metros de profundidade, provocando o assentamento e basbulação da estrutura.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de alta capacidade de expansão, compacta o terreno e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    Dada a necessidade de trabalhar no interior do caixão, as dificuldades de entrada de maquinaria pesada e a logística exigida por outros sistemas de consolidação, optou-se por uma tecnologia minimamente invasiva e de rápida execução: Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.

    A intervenção foi efetuada em duas fases:

    • 1ª FASE - Compactação superficial: injeções ao nível do apoio da fundação para melhorar as características geotécnicas do terreno e preencher os espaços vazios entre a fundação e o terreno.
    • 2ª FASE - Consolidação profunda: injeções efetuadas a três (3) níveis de profundidade no volume de solo afetado pelas cargas.
    O resultado da intervenção foi verificado através equipamento laser durante as injeções e de medidores volumétricos e manómetros da quantidade de resina injetada e da sua pressão de injeção.

    Observações:
    As investigações realizadas no início da intervenção, através de um estudo georadar para determinar as dimensões da cavidade, determinaram o tratamento a efetuar, a quantidade de resina a injetar e o volume de terreno a tratar sob a fundação. Dadas as características da intervenção e as dimensões reduzidas e a dificuldade de acesso, esta revelou-se uma solução ideal e com um impacto mínimo na estrada. A intervenção, realizada pelos técnicos da Uretek em total autonomia, é um exemplo da eficácia desta técnica, aliada à rapidez de execução e flexibilidade operacional, num contexto delicado.

    O PROJECTO EM PORMENOR

    A consolidação e melhoria do terreno realizada no Pk. 1+210 da Estrada C14 em La Riba (Tarragona), teve como objetivo consolidar o terreno de fundação mediante injeções de resina expansiva Geoplus em cerca de 47 metros quadrados de laje de fundação.

    plano da zona de intervenção
    De acordo com o estudo georadar fornecido, observa-se uma cavidade de cerca de 40 cm sob a laje de suporte. Para além disso, durante a fase de execução da obra e junto à zona da junta, foi encontrada outra cavidade a cerca de 3 metros de profundidade, que também foi tratada.

    Gráfico
    A tecnologia aplicada, protegida pela Patente Europeia n.º 0851064 propriedade da empresa Uretek, permitiu a consolidação em profundidade do solo através da injeção de resinas de poliuretano com grande capacidade de expansão que transmitiram ao volume sólido à sua volta uma ação compactadora provocando um aumento da capacidade de carga.

    As injeções, de forma a cobrir todo o volume de solo a tratar, foram realizadas através da colocação alternada de tubos de injeção a diferentes profundidades.

    O plano de intervenção consistiu em injetar no volume de solo nos primeiros 3-4 metros abaixo do nível de suporte da fundação, por meio de injeções colunares.

    O melhoramento do solo, medido in situ com um ensaio penetrométrico efetuado a uma distância de cerca de 0,40 m do eixo da fundação, é representado em termos de resistência até ao ponto qc, como mostra o quadro seguinte.

    Ensaio penetrométrico
    A melhoria média obtida no volume do solo tratado é de cerca de 50%, obtendo-se valores de rejeição a uma profundidade de cerca de 3 metros, onde foi detetada a cavidade, confirmando o preenchimento da cavidade com resina. A fiabilidade do procedimento de cálculo adotado foi verificada por meio de experiências realizadas comparando os resultados teóricos com ensaios penetrométricos estáticos comparativos realizados em locais específicos.