Igreja do século XIV com 3 naves, a estrutura assenta em paredes de alvenaria com 1m de largura, apoiadas a profundidades variáveis (1,5 a 4m); a sacristia é uma extensão moderna com pilares de betão sobre uma laje de 15cm.
PROBLEMA
Em 2007 verificou-se uma rotura na canalização da fonte da praça adjacente, o que originou uma acumulação de água na fachada da porta principal, cujo assentamento danificou a parede da nave lateral, quê teve de ser escorado.
A intervenção foi necessária para consolidar o terreno de fundação e devolver ao mesmo as suas características mecânicas originais, de modo a evitar novas fissuras na igreja.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o terreno, aumenta a sua resistência dinâmica, capacidade de carga e estabiliza a estrutura.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
As soluções tradicionais eram muito mais invasivas e o seu processo de execução poderia causar danos numa estrutura tão antiga como esta. Como alternativa, optou-se por uma tecnologia pouco invasiva e que oferece rapidez de execução: Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
A intervenção foi efetuada em duas fases:
- 1ª FASE - Compactação superficial: injeções ao nível do apoio da fundação para melhorar as características mecânicas do terreno e preencher os espaços vazios entre a fundação e o solo.
- 2ª FASE - Consolidação profunda: injeções efetuadas a dois (2) níveis adicionais de profundidade no volume de solo afetado pelas cargas.
O resultado da intervenção foi verificado através de monitorização laser durante as injeções, bem como um controlo, através de medidores volumétricos e manómetros, da quantidade de resina injetada e da sua pressão de injeção.
Observações:
A maquinaria ligeira utilizada no sistema permitiu que a intervenção fosse efetuada a partir da praça, evitando o encerramento da igreja e mantendo o horário de culto. Parte da intervenção foi efetuada a partir de terrenos vizinhos para evitar a desmontagem do retábulo. A intervenção, realizada pelos técnicos da Uretek com total autonomia, é um exemplo da eficácia desta técnica, juntamente com a rapidez de execução e a flexibilidade operacional, num contexto delicado.
O PROJETO EM DETALHE
A intervenção de recompressão e consolidação realizada na Igreja de Nossa Senhora da Assunção em Lupión (Jaén), teve como objetivo a injeção de resina no terreno de fundação subjacente a 73ml de muro, 2 grandes pilares na nave central e 2 pilares na sacristia.
De acordo com o estudo geotécnico, o terreno de fundação é uma argila de grande plasticidade. O nível de suporte das fundações é variável, sendo de -1,5m na nave lateral junto à porta principal e de 4m na parede por detrás do altar. A principal causa da patologia é a rutura do cano de uma fonte próxima, que originou o reservatório de água junto à porta e uma extraordinária dilatação com posterior secagem da argila. O assentamento do muro provocou um ligeiro basculamento e desagregação, tendo sido necessário proceder ao seu escoramento.
O resto dos muros apresentava menos patologia, produzida pela dilatação e secagem da marga ao longo dos anos. A patologia da sacristia deve-se à ausência de fundações para os pilares, que estão apoiados numa soleira.
A tecnologia aplicada, protegida pela Patente Europeia n.º 0851064 propriedade da empresa Uretek Srl, permitiu a densificação em profundidade do solo através da injeção no próprio solo de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão, as quais, ao expandirem-se, transmitiram ao volume sólido à sua volta uma ação compactadora que provoca um aumento da capacidade de carga.
As injeções, de forma a cobrir todo o volume de solo a tratar, foram realizadas através da colocação de tubos de injeção alternados a diferentes profundidades. O plano de intervenção consistiu em injetar no volume de solo nos primeiros três (3) metros abaixo do nível do suporte da fundação, através de 3 níveis espaçados de 1m.
Uma vez no local, foram efetuados três ensaios de penetração dinâmica para determinar as características do terreno. O muro foi monitorizado com um nível laser para verificar em tempo real o movimento de cada ponto e a elevação efetiva.
Após a intervenção, os ensaios de penetração dinâmica foram repetidos para verificar o aumento da resistência penetro métrica por ponto, que foi de 30% em média.
Os danos foram mínimos, uma vez que a intervenção foi efetuada principalmente no exterior, e nas zonas interiores junto à própria parede, quase sem tocar no pavimento.