Melhoria das características do terreno sob parte das fundações de um edifício plurifamiliar de grande altura situado na Calle Cardenal Cisneros (Madrid). O edifício foi construído aproximadamente em 1920 e é composto por um rés do chão e cinco pisos acima do nível do solo.
PROBLEMA
Verificaram-se sinais de danos nas paredes e divisórias da estrutura que consistem em fissuras, devido a uma possível rotura nas condutas de saneamento do edifício.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® a alta capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
A intervenção de consolidação efetuada teve como objetivo aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação. Melhorar as características mecânicas e hidráulicas.
A tecnologia aplicada, protegida pela Patente Europeia nº 0851064 propriedade da empresa URETEK S.L.U., permite a consolidação em profundidade do terreno através da injeção de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão, que, expandindo-se, compactam o terreno levando a um aumento da capacidade de carga.
Os trabalhos de consolidação foram efetuados numa extensão de 54,5 metros lineares de fundações contínuas em forma de arcos com alvenaria sob paredes estruturais, bem como em 10,0 sapatas sob pilares interiores.
O PROJECTO EM DETALHE
Os furos para as injeções de resina, com um diâmetro máximo de 26 mm, foram efetuados através das fundações a distâncias regulares de 1,0 metro. Desta forma, é possível atingir o solo a tratar e localizar com precisão o efeito das injeções.
A colocação dos tubos de injeção teve lugar após a perfuração, sendo os tubos de aço introduzidos através no furo por percussão.
O esquema de injeção foi alternado em 4 níveis para cada furo. O número de níveis foi de quatro (4).
Através das sondagens efetuadas durante o estudo realizado pela URETEK, bem como as efetuadas durante a intervenção de consolidação, foi possível verificar que o plano de apoio da fundação da zona a tratar se encontra a uma profundidade de aproximadamente 1,00 a 5,90 metros (nível de apoio das fundações em arco de tijolo e sapatas sob pilares intermédios).
A fase de injeção foi realizada através da utilização de uma pistola que, acoplando-se à boca do tubo de injeção, injeta a resina de grande capacidade de expansão, previamente misturada numa câmara especial de pré-mistura no interior do tubo.
A utilização de instrumentos de nivelamento a laser permitiu monitorizar constantemente a estrutura.
A interrupção da injeção da resina foi determinada pela ocorrência de uma das seguintes condições:
- O levantamento da estrutura ou,
- O limite de pressão da bomba que injeta a resina no circuito primário, indicando o elevado grau de consolidação obtido no conjunto resina/solo.
As operações de injeção foram realizadas injetando primeiro o material nos níveis mais superficiais e depois nos níveis mais profundos.
Foram realizados dois ensaios de penetração na zona de intervenção para determinar as melhorias induzidas pelas injeções de resina, em termos de aumento da resistência dinâmica (kg/cm2 ) da resina injetada no terreno.
Os ensaios foram realizados numa zona próxima da fundação da faixa de betão armado. Para a realização destes ensaios, foram executados ensaios de penetração dinâmica DPM30, 1 ensaio antes da intervenção e 1 ensaio após a intervenção.