Consolidação do terreno de fundação de um edifício

    LOCALIZAÇÃO: Jerez de la Frontera - Cádiz

    ANO: 2023

    DURAÇÃO: 3 dias e meio

    CLIENTE: Gestores Técnicos de Obras S.L.

    PROBLEMA

    Necessidade de aumentar a capacidade de carga do terreno até 65%.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do solo de fundação através de injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Deep Injections®.

    A estrutura do edifício objeto de intervenção é constituída por paredes estruturais com cave (parcial) e 3 pisos mais um pequeno castelo, construído em 1982, segundo os dados cadastrais. De acordo com a documentação fornecida, não existe qualquer patologia de origem geotécnica.

    PROBLEMA 

    A intervenção de consolidação do terreno de fundação com resinas expansivas efetuada no edifício, foi realizada com o objetivo de aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação da estrutura. Assim, foi possível obter uma tensão admissível do solo sob a fundação suficiente para suportar as cargas que a estrutura transmite.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de alta capacidade de expansão, compacta o terreno e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    A tecnologia aplicada, protegida pela patente europeia n.º 0851064 da empresa Uretek Srl, permite a compactação em profundidade do terreno através da injeção, no próprio terreno, de resinas de poliuretano com alta capacidade de expansão, que, ao expandir-se, transmitem à sua volta uma ação compactadora provocando um aumento da capacidade de carga.

    Embora inicialmente se tenha decidido utilizar injeções de resina expansiva com a tecnologia Uretek Multipoint, após a realização dos primeiros testes, a tecnologia foi alterada para Uretek Deep Injections. A experiência das equipas de intervenção, juntamente com a assistência da Direção Técnica, permitiu adaptar a intervenção à realidade da obra, uma vez que nem sempre se dispõe de informação sobre o terreno real de apoio à fundação, mas apenas sobre o terreno adjacente à fundação, ou mesmo nenhuma informação.

    O PROJECTO EM DETALHE

    Os trabalhos de consolidação foram efetuados numa extensão de 39 metros lineares. O edifício destina-se a apartamentos turísticos.

    A intervenção de consolidação proposta tem como objetivo aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação da estrutura para atingir uma tensão admissível do solo sob fundação suficiente para suportar as cargas transmitidas pela estrutura (melhorando a resistência penetrométrica na ponta em pelo menos 65% no volume de solo tratado).

    Mapa da zona

    O número de níveis foi de cinco (5). Os pontos de injeção foram localizados a 0,7-1,7-2,7-3,7-4,7m da superfície de trabalho.

    A partir das sondagens efetuadas durante a pesquisa anterior realizada pela URETEK, bem como das sondagens realizadas durante a intervenção de consolidação, foi possível verificar que o plano de apoio da fundação da zona a tratar se encontra a uma profundidade de 0,6-0,7m m da superfície de trabalho.

    Foram realizados seis ensaios de penetração na zona a tratar com o objetivo de determinar as melhorias induzidas pelas injeções de resina em termos de aumento da resistência dinâmica (kg/cm2) do terreno tratado. Uma comparação entre o ensaio inicial e o ensaio final num dos pontos ensaiados é mostrada abaixo.

    Testes de penetração

    Os ensaios foram efetuados junto à fundação (0,3m). Para a realização destes ensaios, foram executados ensaios de penetração dinâmica DPM30, 3 ensaios antes da intervenção e 3 ensaios após a intervenção.

    Como se pode verificar nos resultados dos ensaios de penetração no anexo correspondente, a melhoria da resistência penetrométrica na ponta foi bastante superior aos 65% exigidos pelo cliente.