Trata-se de uma moradia familiar isolada, onde uma rotura do sistema de drenagem de águas residuais originou um assentamento diferencial no terreno.
PROBLEMA
A intervenção de consolidação do terreno de fundação com resinas expansivas efetuada no edifício foi realizada com o objetivo de compactar e consolidar o terreno, para que este recupera-se a sua capacidade de carga, suportando o peso da estrutura.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de alta capacidade de expansão, compacta o terreno e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
A tecnologia aplicada, protegida pela patente europeia n.º 0851064 da empresa Uretek Srl, permite a compactação em profundidade do terreno através da injeção, no próprio terreno, de resinas de poliuretano com alta capacidade de expansão, que, ao expandir-se, transmitem à sua volta uma ação compactadora provocando um aumento da capacidade de carga.
Embora inicialmente se tenha decidido utilizar injeções de resina expansiva com a tecnologia Uretek Multipoint, após a realização dos primeiros testes, a tecnologia foi alterada para Uretek Deep Injections a duas cotas distintas, pois o terreno estava demasiado seco e resistente. A experiência das equipas de intervenção, juntamente com a assistência da Direção Técnica, permitiu adaptar a intervenção à realidade da obra, uma vez que nem sempre se dispõe de informação sobre o terreno real de apoio à fundação, mas apenas sobre o terreno adjacente à fundação, ou mesmo nenhuma informação.
O PROJECTO EM DETALHE
Os trabalhos de consolidação foram efetuados numa extensão de 38,80 metros lineares e 24 metros quadrados.
A intervenção foi realizada com o objetivo de compactar e consolidar o terreno, para que este recupera-se a sua capacidade de carga, suportando o peso da estrutura.
As injeções foram efetuadas a dois níveis da superfície de trabalho.
A partir das sondagens efetuadas durante a pesquisa anterior realizada pela URETEK, bem como das sondagens realizadas durante a intervenção de consolidação, foi possível verificar que o plano de apoio da fundação da zona a tratar se encontra a uma profundidade de 1 m da superfície de trabalho.
Foram realizados dois ensaios de penetração na zona tratada com o objetivo de determinar as melhorias induzidas pelas injeções de resina em termos de aumento da resistência dinâmica (kg/cm2) do terreno tratado. Uma comparação entre o ensaio inicial e o ensaio final num dos pontos ensaiados é mostrada abaixo.
Os ensaios foram efetuados junto à fundação (1 m). Para a realização destes ensaios, foram executados ensaios de penetração dinâmica DPM30, 1 ensaio antes da intervenção e 1 ensaio após a intervenção.
Como se pode verificar nos resultados dos ensaios de penetração no anexo correspondente, houve uma melhoria substancial da resistência do terreno.