Intervenção realizada no Aeroporto de Girona-Costa Brava.
O PROBLEMA
Esta intervenção teve o objetivo de aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação até obter um PCN (Pavement Classification Number) na zona intervencionada semelhante ao valor de PCN das zonas adjacentes que não foram objeto de injeção.
Porquê a escolha da solução Uretek:
- Rapidez: um bom planeamento e programação cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu escavações ou trabalhos de alvenaria, não sujou a área e não gerou resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: durante e após a intervenção, as atividades foram monitorizadas em tempo real com recurso à mais moderna tecnologia laser e a pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que com a injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura das resinas Uretek® gera um produto final inerte, que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
A intervenção de recompressão e consolidação do solo teve como objetivo aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação de parte da pista de voo do Aeroporto de Girona-Costa Brava.
A tecnologia aplicada, denominada Uretek Multipoint, é a intervenção mais adequada para este tipo de solos, uma vez que não necessita que se extraia o tubo.
O PROJETO EM PORMENOR
Na fase de projeto, os ensaios mais próximos da zona de intervenção definiram o terreno de fundação como sendo composto por argila e cascalho, de baixa plasticidade, abaixo de 0,70 m de mistura betuminosa e sub-base/aterro. Já o terreno de fundação na zona em questão foi definido como areias argilosas castanho-esverdeadas, com camadas arenosas intercaladas de espessura muito reduzida.
Durante a execução dos trabalhos de injeção na zona critica, verificou-se que, em cerca de metade do troço tratado, a malha primária de injeção já provocava um levantamento próximo do máximo permitido de 5 mm.
Ainda durante a execução dos trabalhos, foi possível eliminar parte da água presente sob o pavimento, como mostra o facto de que ao injetar pontos contíguos, a água ter sido expulsa de um dos pontos adjacentes não injetados.
Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, como comprovado pelos ensaios de deflectometria realizados antes e depois da intervenção Multipoint, com deflexões iniciais de 300 reduzidas para 70 após a injeção.
Verificou-se assim uma grande melhoria no terreno de fundação da zona critica definida no Projeto através da injeção de resinas expansivas Uretek Geoplus. Tendo em conta os valores de deflexão obtidos após a intervenção, o objetivo estabelecido em Projeto foi plenamente cumprido.







