Edifício habitacional que sofreu diversas patologias decorrentes de assentamentos diferenciais do terreno sob a estrutura do edifício.
PROBLEMA
A intervenção de consolidação do terreno de fundação com resinas expansivas efetuada no edifício teve como objetivo aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação das estruturas para atingir uma tensão admissível sob a fundação suficiente para suportar as cargas transmitidas, estabilizar os assentamentos diferenciais do solo sob a estrutura de fundação.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de alta capacidade de expansão, compacta o terreno, aumenta a sua resistência dinâmica, capacidade de carga e estabiliza a estrutura.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Para resolver o problema, optámos por uma tecnologia que se caracteriza por ser pouco invasiva e rápida de executar: Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
Os resultados da intervenção foram verificados por monitorização laser durante as injeções, bem como pela realização de ensaios de penetração dinâmica, antes e depois da intervenção (evidência da melhoria da capacidade de carga do solo tratado).
O PROJECTO EM DETALHE
Os trabalhos de consolidação e estabilização foram efetuados numa extensão 95,86 ml + 5 sapatas isoladas.
Trata-se de uma melhoria do terreno de fundação sob as fundações da zona identificada.
Prédio habitacional de construção recente sob solo do tipo argiloso.
Verificou-se um assentamento diferencial do solo junto à casa, bem como nas fundações da mesma.
Eram visíveis várias fissuras, indicando assentamento, instabilidade e movimentos da estrutura.
Foi realizada uma escavação conduzida pelo engenheiro responsável para verificar as fundações, e outras partes da estrutura e infraestruturas adjacentes, uma vez que o layout do edifício não é exatamente igual ao projeto camarário.
Existe um estudo geotécnico que indica a presença de um mármore rochoso de base argilosa, mas não foi encontrado durante as escavações, mas sim um solo argiloso.
O proprietário vive nesta casa há cerca de um ano, as patologias deveriam existir antes, mas parecem ter sido dissimuladas, desta forma não é possível confirmar com exatidão quando apareceram e a sua evolução.
Após analise, foram propostas ao cliente duas formas de intervir através de micro estacas ou através da injeção de resinas expansivas. Optou-se por a injeção de resinas, visto ser uma técnica muito menos invasiva, segura e rápida que não produz resíduos e ainda porque a entrada de maquinaria pesada para realizar estacas seria quase impossível.
A estrutura apresentava vários sinais de instabilidade previamente à intervenção.
Previmos que as patologias tenham tipo origem no tipo de construção uma vez que se pode verificar alguns erros construtivos, como pilares sem sapatas, pilares em que o eixo do mesmo não é reto e compactação insuficiente do solo no momento da construção.
Edifício encontra-se assente em fundações do tipo sapatas isoladas interligadas entre si por vigas de fundação.
A intervenção foi realizada com o objetivo de compactar e consolidar o terreno, para que este recupera-se a sua capacidade de carga, suportando o peso da estrutura.
O esquema de injeção consiste em utilizar a tecnologia multipoint e injetar 2 m de profundidade no terreno, espaçados de 1 m - solução Deep Injections.
Das sondagens efetuadas durante a investigação anterior realizada pela URETEK, bem como das sondagens efetuadas durante a intervenção de consolidação, foi possível verificar que o plano de apoio da fundação da zona a tratar se encontra a uma profundidade aproximada de 1 m (nível de apoio da fundação sob os pilares e paredes estruturais).
Foram realizados 2 ensaios de penetração dinâmica nas zonas tratadas com o objetivo de determinar as melhorias induzidas pelas injeções de resina em termos de aumento da resistência dinâmica (kg/cm2) do terreno tratado. Uma comparação entre o ensaio inicial e o ensaio final num dos pontos ensaiados é mostrada abaixo.
Ensaio - Zona 1
Ensaio - Zona 2
Os ensaios foram efetuados junto ao local mais desfavorável de cada local. Para a realização destes ensaios, foram executados ensaios de penetração dinâmica DPM30, 1 ensaio antes da intervenção e 1 ensaio após a intervenção em cado zona alvo de intervenção.
Com base nos Ensaios de Penetração é possível verificar uma melhoria significativa na resistência dinâmica do terreno.