Escola pública com mais de 50 anos. Verificavam-se diversas patologias indicativas de assentamentos diferencias, como fissuras nas paredes e abatimento dos pavimentos exteriores e interiores em alguns locais. A causa apurada das patologias teve origem numa rotura da infraestrutura de drenagem de esgotos que provocou lavagem de finos do terreno e consequente assentamento da estrutura. A rotura já se encontrava resolvida no momento da intervenção.
PROBLEMA
A intervenção de consolidação do terreno de fundação com resinas expansivas efetuada no edifício teve como objetivo recuperar a capacidade de carga do terreno de fundação da estrutura para conseguir uma tensão admissível sob a fundação suficiente para suportar as cargas transmitidas e estabilizar os assentamentos diferenciais que ocorreram.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
- Preços competitivos;
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Os técnicos especializados da Uretek realizam a implementação dos trabalhos e a execução da intervenção, supervisionados diretamente “in situ” e/ou à distância pelos engenheiros do Gabinete Técnico.
A intervenção foi controlada em tempo real e de forma contínua, através de uma monitorização com equipamento laser de alta precisão.
As injeções foram realizadas em profundidade em vários níveis, de modo a tratar uniformemente todo o volume significativo do terreno de fundação afetado pelas cargas o que determina a estabilidade do edifício.
Cada ponto de injeção é continuado até que o princípio de levantamento seja evidente, ou seja, até que os receptores laser que monitorizam a estrutura mostrem um movimento vertical pouco perceptível (décimos de milímetro).
O princípio do levantamento é a prova da eficácia da intervenção, pois indica que o terreno de fundação atingiu um grau de compressão e de densificação não só superior ao contraste derivado das cargas sobrepostas, mas superior a este devido ao próprio "inicio do levantamento”.
O PROJETO EM DETALHE
Os trabalhos de consolidação e estabilização ocorreram no terreno sob 52,50 ml de fundação continua e 2 sapatas isoladas.
A intervenção foi realizada com o objetivo de compactar e consolidar o terreno, aumentar a sua capacidade de carga, suportando o peso da estrutura. As patologias tiveram origem numa rotura da infraestrutura de drenagem de esgotos que provocou lavagem de finos do terreno e consequente assentamento da estrutura. A rotura já se encontrava resolvida no momento da intervenção.
As injeções foram realizadas até de 2 m de profundidade abaixo das cotas de fundação.
Os trabalhos de consolidação foram efetuados em 52,50 ml de fundação e 2 sapatas isoladas.
O plano de apoio da fundação encontra-se a uma profundidade que varia entre 0.6 e 1,2m da superfície de trabalho.
Uma vez detetado o início do levantamento (0,5 mm), a intervenção foi interrompida com a garantia de se ter estabilizado o movimento original que provocou o assentamento da fundação. Posteriormente, uma análise comparativa dos ensaios de penetração efetuados antes e depois da intervenção ratifica o aumento da resistência dinâmica (kg/cm2) obtida no solo tratado de cerca de 270% no solo sob as fundações do edifico, como se pode verificar no nas imagens abaixo onde se mostram os gráficos obtidos a partir destes ensaios.
Os ensaios foram efetuados junto à fundação onde o assentamento diferencial tinha sido mais evidente. Para a realização destes ensaios, foram executados ensaios de penetração dinâmica DPM30, 1 ensaio antes da intervenção e 1 ensaio após a intervenção em cado zona alvo de intervenção.








