Consolidação de terreno e estabilização de edifício

    LOCALIZAÇÃO: GULPILHARES - VILA NOVA DE GAIA
    ANO: 2024
    DURAÇÃO: 2 dias
    ÁREA TRATADA: Sapatas Isoladas – 11 un
    CLIENTE: Particular

    PROBLEMA 

    Necessidade de consolidar o terreno, após assentamento diferencial do terreno sob a estrutura.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do terreno sob fundações através de injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Deep Injections® 

    Edifício destinado a habitação em fase de construção, apresentou sinais de assentamentos diferenciais na estrutura de fundação, tendo ocorrido assentamentos nos casos mais graves da ordem dos 9 cm. 

    PROBLEMA 

    A intervenção de consolidação do terreno de fundação com resinas expansivas efetuada no edifício teve como objetivo aumentar a capacidade de carga do terreno de fundação da estrutura para conseguir uma tensão admissível sob a fundação suficiente para suportar as cargas transmitidas e estabilizar os assentamentos diferenciais que ocorreram. 

    Plano da zona de intervenção

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
    • Preços competitivos;
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos;
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® de alta capacidade de expansão, compacta o terreno,  aumenta a sua resistência dinâmica, capacidade de carga e estabiliza a estrutura.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    Os técnicos especializados da Uretek realizam a implementação dos trabalhos e a execução da intervenção, supervisionados diretamente “in situ” e/ou à distância pelos engenheiros do Gabinete Técnico.

    A intervenção foi controlada em tempo real e de forma contínua, através de uma monitorização com equipamento laser de alta precisão.

    As injeções foram realizadas em profundidade em vários níveis, de modo a tratar uniformemente todo o volume significativo do terreno de fundação afetado pelas cargas o que determina a estabilidade do edifício.

    Cada ponto de injeção é continuado até que o princípio de elevação seja evidente, ou seja, até que os recetores laser que monitorizam a estrutura mostrem um movimento vertical pouco percetível (décimos de milímetro).

    O princípio do levantamento é a prova da eficácia da intervenção, pois indica que o terreno de fundação atingiu um grau de compressão e de densificação não só superior ao contraste derivado das cargas sobrepostas, mas superior a este devido ao próprio “ato de iniciação da elevação”.

    O PROJECTO EM DETALHE

    Os trabalhos de consolidação e estabilização ocorreram no terreno sob 11 sapatas isoladas.

    A intervenção foi realizada com o objetivo de compactar e consolidar o terreno, para que este aumenta-se a sua capacidade de carga, suportando o peso da estrutura. As patologias tiveram origem da deficiente compactação do terreno e/ou que o terreno que serviu de suporte para estrutura não estava apto para tal, devendo ter-se procurado, em fase de execução de obra, terreno com melhores características e aptos para o efeito.

    As injeções foram efetuadas a três níveis da superfície de trabalho.
    Após as sondagens efetuadas durante a intervenção, foi possível aferir que o plano de apoio da das sapatas se encontrava a uma profundidade que varia sensivelmente entre 0,8 e 1,0 m da superfície de trabalho.

    Durante a intervenção foi necessário realizar alterar o tipo de injeção pois verificou-se após o nosso ensaio de penetração dinâmica que a compactação do terreno era inferior ao perspetivado. O método de injeção multipoint inicialmente proposto alterou-se para injeção a 3 níveis distintos mais indicado para o tipo e estado do terreno encontrado.

    Uma vez detetado o início do levantamento, a injeção foi interrompida com a garantia de se ter preenchido os vazios, aumentado a capacidade de carga e estabilizado o movimento original que provocou os assentamentos diferenciais.

    Foram realizados dois ensaios de penetração dinâmica nas zonas tratadas com o objetivo de determinar as melhorias induzidas pelas injeções de resina em termos de aumento da resistência dinâmica (kg/cm2) do terreno tratado. Uma comparação entre o ensaio inicial e o ensaio final num dos pontos ensaiados é mostrada abaixo.

    Ensaio - Zona 1
    Os ensaios foram efetuados junto à fundação onde o assentamento diferencial tinha sido mais evidente. Para a realização destes ensaios, foram executados ensaios de penetração dinâmica DPM30, 1 ensaio antes da intervenção e 1 ensaio após a intervenção em cado zona alvo de intervenção.

    Gráfico de ensaio penetrométricoCom base nos Ensaios de Penetração é possível verificar uma melhoria na resistência dinâmica do terreno na ordem dos 70%.