A intervenção de consolidação foi realizada através da injeção de resina Uretek Geoplus no terreno de suporte do pavimento de modo a preencher os vazios sob este e restabelecer o contacto entre o subsolo e o pavimento. A superfície tratada foi de 1.700 m² repartidos por várias zonas.
PROBLEMA
Devido à deformação que se tinha verificado na laje, foi necessário efetuar uma intervenção para consolidar o terreno de suporte sob o pavimento antes de proceder a trabalhos de reparação e nivelamento.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Floor Lift® através da injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, que compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
SOLUÇÃO
Para resolver o problema, optou-se por uma tecnologia cujas características definem-se como rápidas e minimamente invasivas.
O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização por laser durante as injeções, bem como com a realização de ensaios de penetração dinâmica, antes e depois da intervenção (evidência da melhoria da capacidade de suporte do solo tratado).
No total, foram tratados 1.700 m² de solo sob a laje, distribuídos em várias zonas do centro OBRAMAT.
O PROJECTO EM DETALHE
As instalações do centro da OBRAMAT em Santander têm uma planta irregular, com um edifício principal de forma retangular, cujo lado maior se encontra na direção N - S e uma zona de armazenamento de materiais no sector situado a norte. Em geral, ambos os edifícios ocupam uma superfície de aproximadamente 9.000 m2.
Toda a estrutura está localizada numa zona pantanosa, sobre a qual foram instalados aterros estruturais para formar uma plataforma.
A base é feita de betão com malha metálica, com uma espessura de 25 - 30 cm sobre brita.
O pavimento sofreu deformações sob a forma de afundamento em algumas zonas, levando ao desnivelamento do pavimento que afeta as estantes e o transporte de mercadorias. Formaram-se fissuras na laje do pavimento.
O tratamento consistiu em melhorar o solo, consolidando o primeiro metro sob o pavimento do armazém na zona afetada, injetando uma malha de 1,50 x 1,50 m.
onde se verificou o afundamento, o pavimento foi levantado em algumas zonas até 1 cm.