Consolidação do terreno de apoio da viga de suporte em portões de hangar

    LOCAL: Fábrica Airbus San Pablo Sur (Sevilha) 
    ANO: 2023
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO: 15 dias em horário noturno
    ÁREA TRATADA: 300 metros lineares de viga de fundação
    CLIENTE: AIRBUS S.A.

    PROBLEMA

    Afundamento da viga de suporte que contém os carris sobre os quais correm os portões das estações.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do solo de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Deep Injections®.

    A intervenção de consolidação foi realizada através da injeção de resina Uretek Geoplus no terreno que suporta a viga de fundação, a fim de melhorar os parâmetros de resistência e deformabilidade que afetam o material da fundação. O terreno da fundação deteriorou-se devido à entrada de água de uma grelha paralela à fundação.

    O PROBLEMA 

    Tratava-se de 2 portões (30m de largura e 18m de altura para cada gare e com um peso de 40 toneladas cada). A viga de suporte (em betão armado, com 2,5m de largura e 1,0m de altura), apoiada em 20cm de terra e solo natural formado por argilas, sofre um assentamento diferencial que, por vezes, impede a abertura/fecho dos portões e a paragem da produção de aviões.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com grande capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    A SOLUÇÃO  

    Para solucionar o problema, optámos por uma tecnologia cujas características se caracterizam pelo seu carácter pouco invasivo e pela rapidez de execução: Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.

    A superfície tratada foi de 300 metros lineares de viga de fundação atravésdois alinhamentos de perfurações. A profundidade de tratamento foi de 2 m a partir do nível de apoio da fundação.

    O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização laser durante as injeções, bem como com a execução de ensaios de penetração dinâmica, tanto antes como depois da intervenção (evidência da melhoria da capacidade de suporte do solo tratado).

    O PROJECTO EM DETALHE

    O hangar a ser tratado contém 5 estações. Cada estação tem 60m de largura e o acesso à pista é fechado com 2 portões, cada uma com 30m de largura e 40 toneladas de peso. Os portões das 5 estações assentam em 2 carris que estão embutidos numa viga contínua com 300m de comprimento, 2,5m de largura e 1,0m de altura. Cada estação abre os portões de modo que estas passem por cima dos carris adjacentes.

    Paralelamente à viga de suporte dos portões e no exterior, existe uma grelha de recolha de águas pluviais. Verificou-se que muitas das secções de saída desta grelha para os coletores foram mal executadas, pelo que a água escorre da grelha para o solo.

     Ocasionalmente, existem placas de reforço na viga nos pontos de rodagem dos aviões, que tiveram de ser perfuradas com maquinaria específica.

    A viga apresenta assentamentos de até 2 cm em relação à laje do hangar, originando degrau entre as duas. Verifica-se que este desnível é maior nos pontos de fuga da grelha, pelo que parece existir uma relação causa-efeito entre as infiltrações e o assentamento diferencial da viga.

    O tratamento consistiu em:

    • Melhoria do terreno em 2 níveis até 2 metros sob fundação da viga, em 2 alinhamentos de perfurações, dada a largura da viga.

    Resultados do teste de penetração