A intervenção de consolidação foi realizada através da injeção de resina Uretek Geoplus no terreno que suporta a viga de fundação, a fim de melhorar os parâmetros de resistência e deformabilidade que afetam o material da fundação. O terreno da fundação deteriorou-se devido à entrada de água de uma grelha paralela à fundação.
O PROBLEMA
Tratava-se de 2 portões (30m de largura e 18m de altura para cada gare e com um peso de 40 toneladas cada). A viga de suporte (em betão armado, com 2,5m de largura e 1,0m de altura), apoiada em 20cm de terra e solo natural formado por argilas, sofre um assentamento diferencial que, por vezes, impede a abertura/fecho dos portões e a paragem da produção de aviões.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com grande capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Para solucionar o problema, optámos por uma tecnologia cujas características se caracterizam pelo seu carácter pouco invasivo e pela rapidez de execução: Uretek Deep Injections® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
A superfície tratada foi de 300 metros lineares de viga de fundação atravésdois alinhamentos de perfurações. A profundidade de tratamento foi de 2 m a partir do nível de apoio da fundação.
O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização laser durante as injeções, bem como com a execução de ensaios de penetração dinâmica, tanto antes como depois da intervenção (evidência da melhoria da capacidade de suporte do solo tratado).
O PROJECTO EM DETALHE
O hangar a ser tratado contém 5 estações. Cada estação tem 60m de largura e o acesso à pista é fechado com 2 portões, cada uma com 30m de largura e 40 toneladas de peso. Os portões das 5 estações assentam em 2 carris que estão embutidos numa viga contínua com 300m de comprimento, 2,5m de largura e 1,0m de altura. Cada estação abre os portões de modo que estas passem por cima dos carris adjacentes.
Paralelamente à viga de suporte dos portões e no exterior, existe uma grelha de recolha de águas pluviais. Verificou-se que muitas das secções de saída desta grelha para os coletores foram mal executadas, pelo que a água escorre da grelha para o solo.
Ocasionalmente, existem placas de reforço na viga nos pontos de rodagem dos aviões, que tiveram de ser perfuradas com maquinaria específica.
A viga apresenta assentamentos de até 2 cm em relação à laje do hangar, originando degrau entre as duas. Verifica-se que este desnível é maior nos pontos de fuga da grelha, pelo que parece existir uma relação causa-efeito entre as infiltrações e o assentamento diferencial da viga.
O tratamento consistiu em:
- Melhoria do terreno em 2 níveis até 2 metros sob fundação da viga, em 2 alinhamentos de perfurações, dada a largura da viga.




