Construída numa zona de inclinação moderada, assente em aterros antropogénicos colocados para nivelar o terreno. A piscina apresentava uma inclinação de até 7 cm e, fissuras e abatimentos nos muros e pavimentos das áreas comuns.
O PROBLEMA
Falta de compactação do aterro colocado para nivelar o terreno.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação das tecnologias exclusivas Uretek Floor Lift® e Uretek Deep Injections® que, graças à injeção da resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Dada a necessidade de trabalhar tanto nas zonas comuns do edifício como dentro da piscina, optou-se por uma tecnologia pouco invasiva e com rapidez de execução: Uretek Deep Injections® e Uretek Floor Lift® com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
A intervenção foi realizada através de injeções em 2 níveis, até cerca de 2 metros de profundidade. O resultado foi verificado através de monitorização a laser durante as injeções, controlo com medidores volumétricos e manómetros para registar a quantidade de resina injetada e a respetiva pressão de injeção, bem como ensaios de tomografia elétrica antes e depois da intervenção.
Observações:
Os estudos realizados no início da intervenção, aliados às informações provenientes do projeto de reabilitação (estudo geotécnico e definição da zona a injetar), permitiram determinar o tipo de intervenção, a quantidade de resina a injetar e o volume de terreno a tratar sob o tanque da piscina e nas zonas comuns.
Dadas as características da intervenção e a necessidade de trabalhar no interior da piscina e também em áreas adjacentes, esta solução revelou ser a ideal por ser pouco invasiva e pelos resultados imediatos.
A intervenção, executada pelos técnicos Uretek com total autonomia, constitui um exemplo da eficácia desta técnica, aliada à rapidez de execução e flexibilidade operacional, num contexto sensível.
O PROJECTO EM DETALHE
A intervenção realizada em Vilajoyosa (Alicante) teve como objetivo consolidar e compactar, através de injeções de resina expansiva Geoplus®, o tanque da piscina, os muros de contenção nas zonas comuns e a fundação da cobertura de acesso posterior.
Piscina:
Muros de contenção:
Fundação da cobertura:
A melhoria do terreno foi medida in situ com um ensaio de penetração dinâmica realizado na zona mais afetada pelos abatimentos, expressa em termos de resistência à penetração na ponta qc.
Em média, a melhoria obtida no volume do solo tratado foi de aproximadamente 40%.


