Consolidação do terreno e alvenaria numa basílica

    LOCALIZAÇÃO: Basílica dos Santos Cosme e Damião (Roma) - Itália
    ANO:
    2012
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO:
    6 dias

    PROBLEMA

    Abatimento do muro.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação do terreno de fundação e reforço da alvenaria - Tecnologias Uretek Wall Restoring® e Deep Injections®.

    Dedicada aos dois irmãos gregos, médicos, mártires e santos Cosme e Damião, esta importante igreja de Roma está situada no Fórum de Vespasiano (Templo da Paz), a cerca de 300 m do Coliseu e a 400 m do Vittoriano.
    O muro que forma o lado esquerdo da rampa de acesso à Basílica e que delimita a escavação do Fórum Romano foi consolidado com a intervenção de Uretek®.

    O PROBLEMA 

    O contínuo abatimento do muro ao longo do tempo provocou, entre outras coisas, a queda do revestimento exterior, expondo o núcleo da alvenaria constituído por pedras colocadas a seco.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas e Uretek Wall Restoring® que, graças à injeção de resina IDRO CP 200, preenche os vazios e compacta os elementos que compõem a estrutura;
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.

    A SOLUÇÃO  

    As tecnologias patenteadas Walls Restoring® e Deep Injections® foram utilizadas para reforçar tanto a alvenaria exposta como o solo de fundação do próprio muro.

    Antes da intervenção, algumas perfurações verticais através das fundações do muro detetaram a presença de uma fundação "recente" a -0,30/0,40 m do solo e uma mais antiga a -1,60/2,40 m. A partir das perfurações horizontais, foi também detetada a espessura do revestimento do muro e a dimensão dos vazios presentes.

    O Walls Restoring® foi então utilizado para injetar a resina especial IDRO CP 200® na parede para preencher os vazios e restaurar a sua integridade estrutural.

    Com Deep Injections®, o solo da fundação foi consolidado a uma profundidade de 2 m abaixo do solo.

    Observações:

    Foram efetuados ensaios de permeabilidade pré e pós-injeção na parede exposta. Com um depósito, verificou-se que, com a mesma carga de água, o tempo de esvaziamento passou de 30 seg/2 min antes da intervenção para cerca de uma hora após a intervenção.

    O PROJECTO EM PORMENOR

    Estrutura

    O lado esquerdo da rampa de acesso à Basílica é formado por um muro misto que delimita a escavação sobre o Fórum Romano. A parte superior deste muro é de tijolo, enquanto a parte inferior é um muro de alvenaria com um núcleo de blocos de pedra não ligada e uma face exterior de taipa, parcialmente desmantelada no passado.

    As investigações

    Antes de iniciar os trabalhos, realizámos três perfurações verticais através da fundação do muro danificado onde detetámos a presença de uma fundação "recente" a uma altura de 0,30 - 0,40 metros da superfície, uma camada de terra posterior e uma camada de fundação mais antiga a uma profundidade de 1,60 - 2,40 metros do solo.
    Realizámos também uma série de sondagens horizontais para verificar a espessura da face da parede e avaliar a extensão dos vazios no seu interior.

    Intervenção Wall Restoring®

    Intervenção de Wall Restoring

    Em primeiro lugar, efetuámos os furos com um diâmetro de 26 mm horizontalmente através da alvenaria seguindo uma malha de três pontos com uma distância entre eixos horizontais e verticais de 1,00 metros, para uma profundidade máxima de 2,30 metros a partir da superfície exterior da parede.

    No interior de cada furo foram colocadas três cânulas de injeção que atingiram distâncias de 0,80 metros, 1,80 metros e 2,30 metros da superfície exterior da parede.

    As injeções da resina especial Uretek IDRO CP200® foram feitas em pontos, horizontais à superfície do pavimento, começando na linha mais baixa da alvenaria. À medida que a resina se expandia, conseguia chegar às cavidades próximas do ponto de injeção e, assim, saturar os vazios da alvenaria e reconstituir a sua estrutura.

    Intervenção Deep Injections

    Intervenção de Deep Injections

    Para consolidar o terreno de fundação, fizemos furos de 26 mm de diâmetro através da alvenaria até uma profundidade máxima de 1,10 metros para além da superfície de assentamento da alvenaria. Uma vez instaladas as cânulas de injeção, injetamos a resina Uretek Geoplus® a alta pressão de expansão a alturas de -0,10 metros e -1,10 metros da superfície de assentamento da alvenaria.

    Ensaios de controlo

    Durante as operações de injeção da resina, foi utilizada tecnologia laser com uma precisão de +/- 0,5 mm para verificar o comportamento da estrutura face aos deslocamentos verticais. Foram realizados ensaios de permeabilidade pré e pós-injeção nas alvenarias próximas umas das outras. Utilizando um depósito, verificámos que, com a mesma altura de água, o tempo de esvaziamento do recipiente passou de 30 seg/2 minutos antes da intervenção para a ordem das horas após a intervenção.

    Gráfico de ensaio penetrométrico