Consolidação do solo sob um troço de estrada

    LOCALIZAÇÃO: Lleida
    ANO: 2015
    DURAÇÃO DA INTERVENÇÃO: 1 ½ dias

    PROBLEMA 

    Abatimento no pavimento rodoviário

    SOLUÇÃO 

    Consolidação de terrenos de fundação com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus® - Tecnologia Uretek Pit Stop®

    Trata-se de uma estrada de montanha, situada a meio da encosta e limitada na zona afetada por um muro de contenção de cerca de 3 metros. A área a intervencionar tem cerca de 25 ml x 3 m de largura.

    PROBLEMA 

    Abatimento no pavimento, com formação de uma fenda ao longo do pavimento, possivelmente causada pela lavagem de finos sob o pavimento devido ao escoamento de água da encosta próxima.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosa dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo;
    • Preços competitivos;
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos;
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, os trabalhos foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado;
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.

    SOLUÇÃO  

    Dada a necessidade de trabalhar numa estrada com tráfego regular e a logística exigida por outros sistemas de consolidação, optou-se por uma tecnologia pouco invasiva e que apresenta rapidez de execução: Uretek Pit Stop com injeções de resina expansiva Uretek Geoplus®.

    A intervenção foi efetuada através de injeções colunares até atingir o solo firme, localizado a uma profundidade de cerca de 3 metros, e o solo existente foi compactado até essa profundidade.

    O resultado da intervenção foi verificado através da monitorização por laser durante as injeções, de um controlo por meio de medidores volumétricos e manómetros da quantidade de resina injetada e da sua pressão de injeção, e de testes de tomografia elétrica antes e depois da intervenção.

    Observações:

    As investigações realizadas no início da intervenção, com o ensaio de penetração dinâmica efetuado, determinaram o método a usar, a quantidade de resina a injetar e o volume de terreno a tratar sob o piso.

    Dadas as caraterísticas da intervenção e a necessidade de atuar numa via de tráfego regular, sem possibilidade de corte de trânsito, a nossa solução revelou-se a ideal por ser pouco invasiva e rápida execução. A intervenção, realizada por técnicos da Uretek em total autonomia, é um exemplo da eficácia desta técnica, aliada à rapidez de execução e flexibilidade operacional, num contexto delicado.

    O PROJETO EM DETALHE

    A intervenção realizada no pavimento da estrada C-13, perto da localidade de Esterri d'Aneu (Lleida), teve como objetivo consolidar e compactar o solo sob o pavimento da estrada a uma profundidade de cerca de 3 metros, numa área total intervencionada de 75 metros quadrados, utilizando injeções de resina expansiva Geoplus.

    multipoint

    A tecnologia aplicada, protegida pela patente europeia n.º 0851064, propriedade da empresa Uretek Srl, permitiu a consolidação do solo através da injeção de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão, que transmitiram ao volume sólido à sua volta uma ação de compactação que resulta num aumento da capacidade de carga.

    Plano da zona de intervenção

    A melhoria do solo medida in situ com um ensaio de penetração dinâmica efetuado na zona do abatimento máximo é representada em termos de resistência de ponta penetrométrica qc. A melhoria média obtida no volume do solo alvo de inervenção é de cerca de 80%.

    Gráfico de ensaio penetrométrico