No âmbito do projeto da nova unidade industrial ferroviária (NSIF) em Castione (Suíça), foi necessário atravessar o aterro ferroviário e a estrada principal com um tubo de betão armado de 1,4 m de diâmetro sob a linha.
A utilização da técnica de cravação de tubos, sem consolidação prévia do solo de fundação, poderia ter conduzido a abatimentos e a eventuais incómodos ou ao encerramento da linha férrea.
A intervenção em Castione foi realizada em setembro de 2023, durante os cortes na via 382 previstos para as operações de manutenção ferroviária. As operações foram efetuadas com a via adjacente em funcionamento, sem causar quaisquer problemas à infraestrutura ferroviária.
Transportador de tubos
PROBLEMA
O ESTADO DO TERRENO ANTES DA INTERVENÇÃO
A situação geológica baseia-se no estudo efetuado junto à passagem de água da encosta. Aqui encontrou-se um solo composto por material de aterro e uma camada de areia siltosa com espessuras que variavam entre 2 e 4 m.
Com uma outra sondagem horizontal no eixo da zona de colocação dos tubos, foi possível identificar o tipo de material e a presença de blocos de pedra ou resíduos de construções antigas (alvenaria antiga) no interior do aterro ferroviário. O que se verificou foi que, nos primeiros 2 metros, o solo é constituído por areia siltosa e cascalho arenoso com clastos de diâmetro inferior a 10 cm, não tendo sido identificados blocos de grandes dimensões.
Graças às perfurações, efetuadas pela Uretek, foi possível desenhar a estratigrafia das vias férreas. Estes dados valiosos foram também postos à disposição da empresa responsável pela exploração da máquina de perfuração, a fim de ajustar a velocidade de avanço da máquina.
EXECUÇÃO DOS TRABALHOS
Com base nas especificações do cliente e no tipo de intervenção, os trabalhos iniciaram-se com o estudo da situação geológica e geotécnica inicial. Depois de delineada a estratigrafia do terreno subjacente, a Uretek realizou os trabalhos de injeção de resina expansiva para consolidar o terreno.
Os trabalhos de consolidação afetaram toda a área sob as vias 382 e 482, no eixo de impulso da nova passagem hidráulica. A extensão sobre as vias é de aproximadamente 9m, com uma largura de intervenção de 4,5m.
Projeto
FASES DA INTERVENÇÃO
Após o estudo da situação geológica, as fases de intervenção da Uretek foram realizadas da seguinte forma:
- Perfurações e injeções horizontais de cerca de 7,5 m de comprimento realizadas a partir do talude do aterro de jusante, sob a via 482 (em exploração). Estas operações tiveram uma duração de 3 dias.
- Perfurações e injeções verticais de 4,5 m de comprimento, realizadas diretamente a partir da plataforma da linha 382, já bloqueada para operações de manutenção ferroviária. Apenas um dia foi necessário para a realização dos trabalhos.
CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO
- Utilização da tecnologia Uretek Deep injections® com o sistema de injeção Uretek Multipoint®.
- Perfuração com brocas de 26 mm de diâmetro.
- Injeção de resina expansiva através de tubos de injeção.
- Verificações instantâneas com um sistema laser para controlar o princípio de elevação.
AS VANTAGENS DA SOLUÇÃO URETEK
- Rapidez: planeamento e programação cuidadosa dos tempos de execução permitiram que os trabalhos fossem concluídos em apenas três dias.
- Não invasiva: a intervenção permitiu que o tráfego ferroviário continuasse sem contaminar a área de trabalho com resíduos da obra.
- Acompanhamento contínuo dos trabalhos: as atividades foram monitorizadas em tempo real através de tecnologia laser.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep injections®: injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com grande capacidade de expansão, consolidando o terreno.
- Respeito pelo ambiente: a mistura das resinas Uretek® gera um produto final inerte, que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE INJECÇÃO URETEK MULTIPOINT®?
A Uretek utiliza a tecnologia patenteada Deep injection® com o sistema de injeção Multipoint® que consiste em injetar resinas através de uma cânula com vários orifícios laterais denominada "multi-furos", (enquanto o sistema tradicional permite injeções em vários níveis através de um tubo com um único orifício na extremidade).
A Uretek realiza as injeções de forma intermitente, alternando a administração da mistura com intervalos de duração predefinida.
A experimentação começou no início de 2017 e terminou em julho de 2018 com o registo da patente correspondente (Patente Europeia EP 3 821 079 B1).
As principais características do sistema Uretek Multipoint®:
- Malha de injeção muito densa e regular graças ao elevado número de orifícios calibrados presentes na superfície lateral dao tubo.
- Tratamento homogéneo garantido: graças à conceção da disposição dos orifícios, que são calibrados e aumentam de tamanho com a profundidade, a resina sai de todos os orifícios ao mesmo tempo. Por conseguinte, é possível definir o caudal de um único orifício graças à calibração do diâmetro das aberturas efetuadas na superfície lateral dos tubos.
- Dispersão mínima da resina: a resina está localizada perto dos orifícios de saída, evitando a dispersão, ou seja, descontinuidades no tratamento, graças à possibilidade de injeções intermitentes com uma resina que solidifica rapidamente.
- Difusão da mistura mesmo em volumes com baixa permeabilidade: a resina permite a injeção a uma pressão de saída ligeiramente superior à pressão de aperto do solo.
COMPORTAMENTO DO ATERRO DURANTE AS OPERAÇÕES DE CRAVAÇÃO DE TUBOS
A atividade de empurrar a perfuradora de tubos decorreu sem problemas, sem falhas na via e, portanto, sem criar qualquer perturbação no tráfego ferroviário.
Face de escavação com presença de resina