A estrutura data originalmente de finais do século XIX e foi construída em alvenaria de tijolo maciço. As fundações são em tijolo com um nível de suporte a uma profundidade indicativa entre 1,5 e 1,8 m do nível do solo. A intervenção é de carácter provisório, uma vez que é preparatória para a construção de uma laje de fundação definitiva baseada em microestacas.
PROBLEMA
Necessidades do cliente:
Era necessário intervir rapidamente para tornar a via férrea segura, afetando o menos possível o tráfego ferroviário.
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as atividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.
A Uretek é qualificada: pela SNCF, RECONHECENDO O SEU KNOW-HOW NO SECTOR FERROVIÁRIO VÁLIDO ATÉ JANEIRO DE 2025.
A Uretek é parceira de: CIFI, COLEGIO ITALIANO DE INGENIEROS FERROVIARIOS; ANCEFERR; SIG, GALERÍA ITALIANA COMPANY; MAFEX, ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE FERROCARRILES e AETOS, ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE TÚNELES Y OBRAS METROPOLITANAS.
SOLUÇÃO
A intervenção de consolidação afectou o terreno sob a fundação de uma ponte cais ferroviária (Município de Ripabottoni (CB) ao km 60 + 465 do troço Ripabottoni - Campolieto, pertencente à linha Termoli - Venafro), através de injecções de resina expansiva Geoplus com tecnologia Uretek Deep Injections, realizadas numa superfície de cerca de 4,0 X 8,0m.
O PROJETO EM DETALHE
TECNOLOGIA APLICADA
Na intervenção foi utilizada a tecnologia de injeção Uretek Multipoint. Estas são as principais características da intervenção:
- Criação de uma malha de injeção muito densa e regular no solo.
- Localização da mistura perto das fontes de injeção para evitar a dispersão ou a descontinuidade do tratamento.
Os furos foram efetuados ao longo do perímetro do edifício em diferentes inclinações para atingir o volume de solo sob as fundações. A distância central dos furos foi de 1,00 m para os furos perimetrais e também de 1,00 m, mas localizada no centro da distância central anterior para os furos inclinados.
A fundação é constituída por um núcleo principal de tijolo maciço e lancis e elementos terminais de betão armado, sobrepostos à estrutura de alvenaria. A profundidade da fundação foi medida durante a perfuração, variando entre -0,80 m e -1,60 m a partir do topo da fundação, aflorando ao nível do solo.
CONTROLO POR LASER
Durante as operações de injeção de resina, foi utilizado equipamento laser com uma precisão de ± 0,5 mm para monitorizar qualquer deslocamento vertical da estrutura.
ENSAIOS DE PENETRAÇÃO DINÃMICA
O resultado positivo da intervenção foi verificado através de ensaios penetração dinâmica comparativos, que permitem apreciar o aumento dos parâmetros mecânicos dos volumes de solo injetados.
Concretamente, foram realizados dois ensaios pré-injeção e dois ensaios pós-injeção. Os ensaios pós-injeção resultaram numa rejeição instrumental imediatamente abaixo do plano da fundação.