Consolidação do terreno de fundações de pilares de uma ponte ferroviária

    LOCALIZAÇÃO: ponte ferroviária, linha ferroviária italiana

    ANO: 2021

    DURAÇÃO: 4 dias

    ÁREA DE INTERVENÇÃO: 32 m²

    CLIENTE: Empresa italiana de manutenção ferroviária

    PROBLEMA

    Baixa capacidade de suporte do terreno sobre o qual está planeada a construção de uma laje de fundação.

    SOLUÇÃO 

    Consolidação preventiva do solo de fundação com injecções de resina expansiva Uretek Geoplus. Sistema de injeção multiponto com tecnologia Uretek Deep Injections®.

    A estrutura data originalmente de finais do século XIX e foi construída em alvenaria de tijolo maciço. As fundações são em tijolo com um nível de suporte a uma profundidade indicativa entre 1,5 e 1,8 m do nível do solo. A intervenção é de carácter provisório, uma vez que é preparatória para a construção de uma laje de fundação definitiva baseada em microestacas.

    PROBLEMA 

    Necessidades do cliente:
    Era necessário intervir rapidamente para tornar a via férrea segura, afetando o menos possível o tráfego ferroviário.

    Porque é que a solução Uretek foi escolhida:

    • Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
    • Preços competitivos.
    • Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, não produziu sujidade ou resíduos.
    • Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as atividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
    • Aplicação da tecnologia exclusiva Deep Injections® que, graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o solo e estabiliza as estruturas.
    • Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta resíduos no solo ou nos aquíferos presentes.

    A Uretek é qualificada: pela SNCF, RECONHECENDO O SEU KNOW-HOW NO SECTOR FERROVIÁRIO VÁLIDO ATÉ JANEIRO DE 2025.
    A Uretek é parceira de: CIFI, COLEGIO ITALIANO DE INGENIEROS FERROVIARIOS; ANCEFERR; SIG, GALERÍA ITALIANA COMPANY; MAFEX, ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE FERROCARRILES e AETOS, ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE TÚNELES Y OBRAS METROPOLITANAS.

    SOLUÇÃO  

    A intervenção de consolidação afectou o terreno sob a fundação de uma ponte cais ferroviária (Município de Ripabottoni (CB) ao km 60 + 465 do troço Ripabottoni - Campolieto, pertencente à linha Termoli - Venafro), através de injecções de resina expansiva Geoplus com tecnologia Uretek Deep Injections, realizadas numa superfície de cerca de 4,0 X 8,0m.

    O PROJETO EM DETALHE

    TECNOLOGIA APLICADA
    Na intervenção foi utilizada a tecnologia de injeção Uretek Multipoint. Estas são as principais características da intervenção:

    • Criação de uma malha de injeção muito densa e regular no solo.
    • Localização da mistura perto das fontes de injeção para evitar a dispersão ou a descontinuidade do tratamento.

    Os furos foram efetuados ao longo do perímetro do edifício em diferentes inclinações para atingir o volume de solo sob as fundações. A distância central dos furos foi de 1,00 m para os furos perimetrais e também de 1,00 m, mas localizada no centro da distância central anterior para os furos inclinados.

    Esquema da direção das injecçõesPontos de injeçãoPlano da zona de intervenção

    A fundação é constituída por um núcleo principal de tijolo maciço e lancis e elementos terminais de betão armado, sobrepostos à estrutura de alvenaria. A profundidade da fundação foi medida durante a perfuração, variando entre -0,80 m e -1,60 m a partir do topo da fundação, aflorando ao nível do solo.

    CONTROLO POR LASER
    Durante as operações de injeção de resina, foi utilizado equipamento laser com uma precisão de ± 0,5 mm para monitorizar qualquer deslocamento vertical da estrutura.

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    ENSAIOS DE PENETRAÇÃO DINÃMICA
    O resultado positivo da intervenção foi verificado através de ensaios penetração dinâmica comparativos, que permitem apreciar o aumento dos parâmetros mecânicos dos volumes de solo injetados.

    Concretamente, foram realizados dois ensaios pré-injeção e dois ensaios pós-injeção. Os ensaios pós-injeção resultaram numa rejeição instrumental imediatamente abaixo do plano da fundação.