A intervenção de consolidação do solo com resinas expansivas realizada na estrada de Anyos (CS-310), em La Massana (PRINCIPAT D'ANDORRA), teve como objetivo aumentar a capacidade de carga do terreno onde apoia o pavimento da estrada, até conseguir uma tenção admissível suficiente para estabilizar o mesmo.
O PROBLEMA
A intervenção de compactação e consolidação tinha como objetivo aumentar a capacidade de carga do solo de fundação (melhoria das características mecânicas e hidráulicas do solo tratado).
Porque é que a solução Uretek foi escolhida:
- Rapidez: planeamento e calendarização cuidadosos dos tempos de execução que permitiram que o trabalho fosse concluído num curto espaço de tempo.
- Preços competitivos.
- Intervenção minimamente invasiva: a intervenção proposta pela Uretek não exigiu nenhum trabalho de escavação ou alvenaria, sem sujidade ou produção de resíduos.
- Monitorização laser de alta precisão: tanto durante como após a intervenção, as actividades foram sujeitas a monitorização em tempo real utilizando tecnologia laser de última geração e pessoal altamente qualificado.
- Aplicação da tecnologia exclusiva Uretek Deep Injections®, que graças à injeção de resina expansiva Uretek Geoplus® com elevada capacidade de expansão, compacta o terreno e estabiliza as estruturas.
- Respeito pelo ambiente: a mistura de resinas Uretek® gera um produto final inerte que não liberta substâncias no solo ou aquíferos presentes.
A SOLUÇÃO
Para resolver o problema, optámos por uma tecnologia que se caracteriza por ser pouco invasiva e rápida de executar: Uretek Deep Injections® com injecções de resina expansiva Uretek Geoplus®.
A tecnologia aplicada permite a compactação em profundidade do solo através da injeção de resinas de poliuretano com elevada capacidade de expansão no próprio solo, as quais, ao se expandirem, transmitem uma ação compactadora ao volume sólido que as rodeia, provocando um aumento da capacidade de carga.
Os trabalhos de consolidação foram efetuados num total de cerca de 50 m² de estrada.
O PROJECTO EM DETALHE
A intervenção foi realizada com o objetivo de aumentar a capacidade de carga do solo de fundação da estrutura em questão, de modo a obter uma tensão admissível do solo sob a estrada suficiente para suportar as cargas transmitidas pela estrutura.
Os trabalhos de consolidação foram executados em cerca de 50 m² de estrada.
Uma vez detetados os sinais de levantamento (5 mm-1,2 cm), a intervenção foi interrompida com a certeza de ter estabilizado o terreno, recuperando ainda parte do abatimento que estava presente na zona mais afetada da estrada.
Posteriormente, uma análise comparativa dos ensaios de penetração efetuados antes e depois da intervenção confirma o aumento da resistência dinâmica obtido.